Este grito de alerta foi ecoado por 12 Confederações e 125 Federações que representam cerca de 40 milhões de trabalhadores, ativos e inativos, em Seminário Nacional sobre o Sistema Confederativo realizado em Brasília, que contou com a presença de inúmeras personalidades da vida política do país, dentre elas a do Senador Paulo Paim, que demonstrou muita preocupação com a atual composição do Congresso Nacional, hoje desfavorável à classe trabalhadora.
O debate sobre a pauta dos trabalhadores além de outras questões importantes da pauta trabalhista teve como centro a necessidade de uma ampla mobilização nacional para por fim ao Fator Previdenciário e pelo reajuste digno das atuais aposentadorias. O Fator Previdenciário, este dispositivo nefasto que subtrai os ganhos dos homens e mulheres que trabalharam durante toda a vida, que pagaram regiamente a previdência social e que ao aposentarem-se vêem subtraídos os seus salários não pode continuar existindo. É uma afronta e uma grande injustiça que se pratica contra os assalariados que compõem a grande maioria da força de trabalho em nosso país.
O Fator Previdenciário foi um mecanismo instituído em 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso. O Governo Federal atual diz que sua extinção provocaria um desequilíbrio nas contas da previdência. Segundo o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, “houve R$ 140 bilhões em desonerações fiscais entre 2010 e 2013 e o impacto do fim do Fator Previdenciário seria de 9 bilhões de reais. Esse dinheiro teria ido direto para a renda dos aposentados e isso contribuiria também para animar o consumo e a economia”. Portanto, não é verdade que o fim do fator iria desequilibrar a previdência. Aliás, é sempre a mesma ladainha quando se trata de ampliar os benefícios para a classe trabalhadora.
A FETIEP – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná, como entidade eclética e democrática, que representa parcela significativa dos trabalhadores e trabalhadoras da indústria, conclama os seus sindicatos, as centrais sindicais, as outras Federações e Confederações, as organizações da sociedade civil, a realização de uma ampla campanha para por Fim ao Fator Previdenciário.
“Temos que tomar uma posição firme e decidida, partir prá cima dos deputados e senadores para que votem esta matéria no Congresso Nacional sob pena de mobilizarmos todas as nossas forças para dizer em alto e bom som, que não devem ser reeleitos porque são contrários aos interesses da classe trabalhadora e do povo.” – afirmou Luiz Gin, Presidente da FETIEP.
Comecemos esta campanha já nos atos unitários do 1º de Maio, vamos ocupar as rádios, os jornais,as redes sociais, fazer outdoors, faixas, banners, tudo o que estiver ao nosso alcance para que a sociedade tome conhecimento desta injustiça e para que os senhores deputados reparem de uma vez por todas esta chaga que acomete injustamente aos que trabalharam e têm o direito de aposentarem-se dignamente.
Temos que tomar atitude contundente, queremos aposentadoria digna, esta é a garantia do futuro da classe trabalhadora!
Luiz Gin
Presidente da FETIEP
Fonte: Fetiep
