Empresários vão contribuir com a condução dos trabalhos das duas instituições nos próximos dois anos
Tomaram posse nesta quinta-feira (27), em Curitiba, os novos conselheiros regionais do Senai e do Sesi no Paraná. Representantes do setor industrial na condução dos trabalhos das duas instituições, os empresários foram escolhidos durante eleição realizada na semana passada, em que votaram os delegados dos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
Os conselheiros empossados nesta quinta comporão os Conselhos Regionais do Senai e do Sesi até 2016. Cada um dos conselhos é composto por quatro conselheiros titulares e quatro suplentes, representando as indústrias do Estado, além de representantes dos trabalhadores, instituições de ensino e órgãos públicos.
“Os conselhos são fundamentais porque trazem o olhar não só dos industriais, mas também dos trabalhadores e de outras instituições sobre o trabalho do Sesi e do Senai. É um conselho multisetorial, que dá segurança ao presidente do Sistema Fiep e ao Sesi e o Senai para que consigam desempenhar seu trabalho de apoio à indústria”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo. “Esse colegiado é que tem dado um bom direcionamento ao nosso trabalho, fazendo com que o Sesi e o Senai do Paraná tenham hoje um desempenho expressivo quando comparado com outros estados”, acrescentou.
Campagnolo destacou ainda o fato de os representantes da indústrias nos conselhos regionais do Paraná serem escolhidos por eleição direta. “O Paraná é o único estado em que há uma eleição dos conselheiros, em que participam os sindicatos industriais, o que torna o processo mais democrático e transparente”, declarou. Nas outras federações, os conselheiros costumam ser indicados pela diretoria das entidades.
No Conselho Regional do Senai, foram empossados como titulares os empresários Estanislau Fillus, do Sindimadeira de Irati; Nelson Hübner, do Sindimetal-PR; Itamar Carlos Ferreira, do Sindpanp; e Wilson Bill, do Sindirepa-PR. Os suplentes são Álvaro Pereira da Silva, do Sinduscon Noroeste; João Alberto Soares de Andrade, do Sindimadeira Oeste; Leocir Marafon, do Sindimadmov de Francisco Beltrão; e Luciana Bechara, do Sinditêxtil-PR.
Já o Conselho Regional do Sesi tem como titulares nos próximos dois anos os empresários Roni Marini, do Sindpal de Palmas; Hélio Bampi, do Siitep-PR; Ramon Andres Doria, do Sinduscon-PR; e Osmar Ceolin Alves, do Sinduscon Norte. Também foram empossados os quatro suplentes: Cássio Murilo de Almeida, do Sindvest de Maringá; José Carlos Bittencourt, do Sindimetal de Apucarana; Edson Vasconcelos, do Sinduscon Oeste; e Ignacio Carrau Supparo, do Sindimate-PR.
Para Roni Marini, que pela primeira vez integra o Conselho do Sesi, a participação é uma forma de levar as demandas dos sindicatos empresariais e das indústrias diretamente para as instituições. “É através dos sindicatos que chegam as demandas das indústrias e é importante que os conselheiros possam trazer essas demandas ao Sesi e o Senai”, disse. “Os conselhos decidem o futuro do Sesi e do Senai. Espero ajudar o Sesi a se tornar ainda maior do que já é, principalmente na área da educação.”, completou.
Estanislau Fillus, que integra o conselho do Senai pela segunda vez, acrescentou que a atuação do colegiado é uma forma de respaldar o trabalho da instituição. “O conselho é importante porque dá segurança ao Senai para tomar suas decisões e também dá segurança aos empresários, porque aqui temos informações sobre o que a instituição vem fazendo em relação a investimentos e resultados”, afirmou.
Reportagem: Juliana Bannach
Imagens/edição: Guto Pimentel
Fonte: Agência Fiep
