Em fevereiro, vendas no varejo variam 0,2%

Período Varejo Varejo Ampliado
Volume de vendas Receita nominal Volume de vendas Receita nominal
Fevereiro / Janeiro
0,2
0,2
-1,6
-0,8
Média móvel trimestral
0,1
0,6
-0,4
0,0
Fevereiro 2014 / Fevereiro 2013
8,5
13,9
8,4
13,3
Acumulado 2014
7,4
13,3
6,5
11,5
Acumulado 12 meses
5,0
12,3
3,9
9,4

Em fevereiro, o Comércio Varejista do País variou 0,2%, tanto em volume de vendas quanto em receita nominal, ambas as variações com relação ao mês anterior, ajustadas sazonalmente. O volume cresceu pelo segundo mês consecutivo, e a receita nominal segue evoluindo positivamente desde junho de 2012. Quanto à média móvel, para o volume de vendas a variação foi de 0,1%, enquanto a receita cresceu 0,6%. Já nas séries sem ajuste, o volume de vendas do varejo cresceu 8,5% sobre fevereiro de 2013, acumulando 7,4% no bimestre e 5,0% nos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de 13,9%, 13,3% e 12,3%, respectivamente.

O Comércio Varejista ampliado (varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção) volta a registrar queda (-1,6%) para o volume de vendas, e de – 0,8 para a receita nominal de vendas, ambas em relação a janeiro, na série com ajuste. Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 8,4% para o volume de vendas e de 13,3% na receita nominal. No que tange às taxas acumuladas, os aumentos foram de 6,5% no ano e de 3,9% nos últimos 12 meses, para o volume de vendas, e de 11,5% e 9,4% para a receita nominal, respectivamente.

Nesse segundo mês do ano, quatro das dez atividades pesquisadas obtiveram resultados positivos para o volume de vendas com ajuste sazonal, duas registraram estabilidade e o restante apresentou taxas negativas. Em ordem de magnitude das variações, os resultados foram os seguintes: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (9,0%); Material de construção (2,2%); Combustíveis e lubrificantes(1,6%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,5%); Móveis e eletrodomésticos (0%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%); Tecidos, vestuário e calçados (-0,5%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,4%); e Veículos e motos, partes e peças com -7,6% (Tabela 1).

Já na relação fevereiro de 2014 versus fevereiro de 2013 (série sem ajuste), das oito atividades do varejo apenas o segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria obteve resultado negativo no volume de vendas, com variação de -4,2%. Por ordem de importância no resultado global, as variações positivas foram as seguintes: 5,1% para Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; 17,2% em Outros artigos de uso pessoal e doméstico; 13,5% para Combustíveis e lubrificantes; 10,5% para Móveis e eletrodomésticos;15,2% em Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; 7,4% para Tecidos, vestuário e calçados; e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com 7,1%.

 Mais detalhes sobre a pesquisa em:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/comercio/pmc/.

Fonte: Comunicação Social IBGE