
Governador Beto Richa, acompanhado pelo Presidente da Volvo América Latina, Jan Roger Alm, Diretor da Volvo Brasil.
O governador Beto Richa assinou nesta segunda-feira (28) protocolo de intenção com a Volvo do Brasil, que irá investir R$ 1,2 bilhão, até 2015, na ampliação de sua planta industrial na Cidade Industrial de Curitiba. A empresa irá produzir novos veículos, entre eles a nova linha de caminhões VM, lançada pela montadora no ano passado. Além disso, irá instalar um centro de armazenagem e distribuição em São José dos Pinhais, construir prédios administrativos, centro de treinamento e de produção na unidade de Curitiba, além de projetos de melhoria de eficiência e de capacidade produtiva da planta.
O investimento é realizado desde 2010 e passa agora a ser apoiado pelo governo estadual, por meio do programa Paraná Competitivo. O protocolo foi assinado pelo governador, pelo presidente do Grupo Volvo América Latina, Roger Alm, e pelo vice-presidente de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos da Volvo, Carlos Morassutti. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni.
“A Volvo foi uma das primeiras empresas do setor automotivo a chegar no Paraná e agora faz mais um importante investimento, que cria empregos e novas oportunidades para os paranaenses”, afirmou o governador Beto Richa. Ele ressaltou que a política adotada pelo governo estadual já resulta em investimentos de R$ 30 bilhões em novos empreendimentos, com potencial para criação de 180 mil empregos diretos. “O estado colhe os frutos de um projeto de crescimento econômico estrategicamente planejado, que dissemina investimentos, emprego e oportunidades em todas as regiões”, afirmou Richa.
“O Estado vive um ciclo histórico de industrialização com a abertura de milhares de oportunidades de trabalho para os paranaenses. O Estado estava à margem dos investidores até 2011 e desde então a política de incentivos vem recuperando o crescimento econômico estadual”. Hoje, as empresas que querem investir no Estado têm, além de incentivos fiscais, segurança jurídica e uma boa infraestrutura para transporte e logística.
Desde o início da ampliação, em 2010, a montadora já gerou 1.100 empregos diretos. Primeira empresa automobilística a se instalar no Paraná, ainda nos anos 1970, a fábrica da Volvo emprega hoje mais de 4,1 mil pessoas diretamente e propicia outros 2,8 mil empregos indiretos. A fábrica da Volvo no Paraná produz, por ano, cerca de 28 mil veículos, entre ônibus e caminhões.
“Nós estamos investindo há bastante tempo. Temos feito, nos últimos anos, grandes investimentos nessa fábrica e continuamos investindo para o futuro, pois acreditamos no mercado brasileiro e, principalmente, nesta planta do Paraná, que não atende só o Brasil mas também a América do Sul como um todo”, ressaltou Morassutti. Ele também destacou o apoio do Paraná Competitivo para a concretização do investimento. “É um programa importante para as indústrias, para o governo e para a sociedade, que gera investimentos de todas as formas”, completou.
A empresa tem se destacado pela adoção de modernas diretrizes ambientais no processo de fabricação dos produtos. Além disso, mantém o Centro Volvo Ambiental, destinado ao desenvolvimento de projetos culturais, de lazer e pesquisa, com foco na conservação ambiental e preservação da cultura.
“O Paraná Competitivo é um dos maiores sucessos do Governo do Estado na medida em que agrega ao Paraná mais tecnologia, incremento na mão de obra e na geração de empregos, além da profissionalização e qualificação de nossa mão de obra”, destacou o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio.
Participaram da cerimônia os secretários estaduais da Fazenda, Eduardo Sebastiani; o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa; o presidente da Paraná Desenvolvimento; o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Gilmar Mendes Lourenço; o deputado estadual Luiz Carlos Hauly.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEIM