Deputado defende pauta que atenda reivindicações de empresários e trabalhadores

Vicente Candido: é necessário aproximar pauta da Câmara das reivindicações de trabalhadores e do meio empresarial.

Vicente Candido: é necessário aproximar pauta da Câmara das reivindicações de trabalhadores e do meio empresarial. Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Mudanças na agenda legislativa foram discutidas nesta terça-feira (29) por deputados e representantes dos trabalhadores e das confederações ligadas à indústria, ao comércio, ao agronegócio e ao sistema financeiro.

Para o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, deputado Vicente Candido (PT-SP), trata-se de aproximar a pauta da Câmara das reivindicações de empresários e trabalhadores, priorizando soluções. “Às vezes ficamos olhando para a macroeconomia, mas na microeconomia podemos fazer muitas mudanças que podem fazer diferença”, disse.

Reforma tributária
Ao falar sobre opções, o diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Roberto Ferreira, deu o exemplo da reforma tributária. Para ele, há consenso de que o modelo atual não é mais viável, porque é oneroso, complexo, anticompetitivo, contra a exportação e o investimento.

“Há consenso de que é preciso diminuir a carga tributaria. Os consensos estão aí, e os próprios parlamentares concordam. Mas precisamos passar à discussão de mudanças práticas”, disse Ferreira.

Para o presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Mário Feitoza (PMDB-CE), encontros como esse são importantes para que os deputados sintam a realidade, ao ouvir as confederações, e saibam que propostas podem desafogar os setores produtivos. “Essa também é uma forma de ouvir as ruas, de começar as mudanças de rumo que a população quer”, disse.

O debate ocorreu durante o seminário Brasil Novo, promovido pela CCJ e pelas comissões de Finanças e Tributação; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e pela Comissão Especial do Novo Código Comercial.

Fonte: Agência Câmara