Em abril, IBGE prevê safra 1,5% maior que a de 2013

Foto: Orlando Kissner/ANPr

Foto: Orlando Kissner/ANPr

A quarta estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas totalizou 191,0 milhões de toneladas, superior 1,5% à obtida em 2013 (188,2 milhões de toneladas). A previsão de abril em relação a março foi maior em 1,6 milhões de toneladas (0,8%).

A estimativa da área a ser colhida em 2014, de 55,8 milhões de hectares, apresentou acréscimo de 5,3% frente à área colhida em 2013 (53,0 milhões de hectares) e acréscimo de 0,3% em relação ao mês anterior (55,6 milhões de hectares).

O arroz, o milho e a soja são os três principais produtos deste grupo, que somados representaram 91,2% da estimativa da produção e responderam por 85,0% da área a ser colhida. Em relação ao ano anterior houve acréscimos na área de 1,8% para o arroz, 7,6% para a soja e decréscimo de 2,5% na área a ser colhida com o milho. No que se refere à produção, os acréscimos foram de 7,7% para o arroz e de 6,3% para a soja. Para o milho houve diminuição de 7,2% quando comparado a 2013.

Entre as Grandes Regiões, o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresentou a seguinte distribuição: Centro-Oeste, 78,8 milhões de toneladas; região Sul, 72,1 milhões de toneladas; Sudeste, 17,1 milhões de toneladas; Nordeste, 18,1 milhões de toneladas e Norte, 5,0 milhões de toneladas. Comparativamente à safra passada, foi constatado incremento de 0,6% na região Norte, de 51,2% no Nordeste e de 0,4% na região Centro-Oeste. O Sul e o Sudeste apresentaram, respectivamente, diminuição de 1,3% e 13,4% em relação à produção do ano anterior. Nessa avaliação para 2014, o Mato Grosso liderou como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 23,7%, seguido pelo Paraná (18,5%) e Rio Grande do Sul (16,0%), que somados representaram 58,2% do total nacional previsto.

A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página 
www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/agropecuaria/lspa

Fonte: Comunicação Social IBGE

Por Moroz Comunicação