CNI promove debate sobre melhoria no sistema tributário brasileiro

O Fórum Estadão Brasil Competitivo será realizado em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo na terça-feira (20), em São Paulo. Entre os participantes, estão Marcos Lisboa e Bernard Appy

Brasileiros_endividados

Considerada um dos fatores-chave essenciais para aumentar a competitividade do Brasil, a simplificação do sistema tributário brasileiro será tema do seminário “Uma agenda tributária para o Brasil”, que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove na terça-feira (20), em São Paulo, em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo e a Agência Estado. Participam do debate o secretário de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, Renato Villela, o diretor de Políticas Públicas e Tributação da LCA Consultores, Bernard Appy, o vice-presidente do Insper, Marcos Lisboa, o diretor jurídico da Odebrechet Ambiental, Maurício Dantas Bezerra, e o gerente-executivo de Políticas Econômicas da CNI, Flávio Castelo Branco.

O encontro será realizado das 8h30 às 12h30, no Auditório do Estadão (Avenida Prof. Celestino Bourroul, 100 – Bairro do Limão). Os convidados vão discutir as prioridades dos próximos governantes que serão eleitos em 2014 para reduzir os problemas que levam o Brasil a ter uma das maiores cargas tributárias entre países em estágio de desenvolvimento similar. “O objetivo central de uma reforma deve ser a redução da carga tributária e a eliminação da tributação sobre o investimento e as exportações”, afirma o diretor de Políticas e Estratégia da CNI, José Augusto Fernandes.

ESSENCIAL PARA ELEVAR COMPETITIVIDADE – A simplificação da carga tributária faz parte das propostas da CNI para o próximo presidente da República. Dos 43 projetos que a entidade vai apresentar aos candidatos em julho, pelo menos cinco tratam do tema. O Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, documento construído pela CNI em parceria com cerca de 500 representantes do setor produtivo, define a tributação como um dos dez fatores-chave capazes de elevar a competitividade da indústria. O objetivo da CNI é simplificar, desburocratizar e reduzir a carga tributária brasileira. A meta é zerar a cumulatividade até 2022 – atualmente, 7,7% da arrecadação é gerada com incidências cumulativas na arrecadação tributária total.

PARTICIPAÇÃO – O debate será transmitido ao vivo pela TV Estadão. Confirmações de presença devem ser feitas pelo e-mail marketing.ae@estadao.com ou pelo telefone (11) 5698-0289. Os jornalistas devem confirmar presença pelos telefones (11) 3277-8891, ramais 32 e 33, e 99462-9496 ou pelos e-mails marco@luciafaria.com.br e grupoestado@luciafaria.com.br.

SAIBA MAIS: 

Fórum Estadão Brasil Competitivo
Uma agenda tributária para o Brasil
Data: 20 de maio, das 8h30 às 12h30
Local: Auditório do Estadão (Avenida Prof.Celestino Bourroul, 100 – Bairro do Limão

Fonte: Portal da Indústria