GM faz recall de 3 milhões de veículos

Cerca de 2,7 mi foram vendidos nos EUA e 76 mil foram exportados; empresa no Brasil ainda avalia se há casos. Defeitos se concentram em modelos como Malibu, Saturn Aura, Corvette e Pontiac G6 de fabricação americana.

A General Motors anunciou na quinta-feira (15) uma nova etapa de recalls nos EUA para convocar quase 3 milhões de proprietários de veículos que podem sofrer com falhas técnicas.
 
As cinco campanhas envolvem uma série de defeitos e se concentram principalmente em modelos fabricados na última década em fábricas norte-americanas, entre eles o Malibu, Pontiac G6, Saturn Aura e Corvette.
 
Do total das unidades afetadas, mais de 2,7 milhões foram vendidos nos EUA, mais de 200 mil no Canadá, 1.200 no México e outros 76 mil foram exportados.
 
A GM do Brasil informou que está levantando se o chamado afeta modelos no país.
 
“Caso a GM do Brasil tenha importado diretamente, e comercializado no país veículos entre aqueles envolvidos nesta campanha, adotaremos todas as medidas para imediata informação às autoridades, aos nossos consumidores e à imprensa”, informou em comunicado.
 
A companhia vem tentando superar uma onda de ataques da opinião pública após a demora em anunciar recall devido a problemas na ignição apurados nos EUA.
 
A falha causava desligamento do motor e afetava o funcionamento do airbag. Ao menos 13 mortes foram relacionadas à questão nos EUA.
 
O caso obrigou a companhia a mudar de atitude e convocar uma série de campanhas para reverter outras possíveis falhas identificadas em seus modelos.
 
Neste ano, cerca de 12,8 milhões de proprietários de veículos em todo o mundo já foram convocados para fazer o reparo nos veículos.
 
Segundo a montadora american, a campanha anunciada nesta quinta-feira é resultado da maior atenção dada aos problemas de segurança dentro da companhia.
 
“Redobramos os esforços para identificar e resolver revisões durante o processo”, afirmo o diretor de segurança da GM, Jeff Boyer.
 
A crise já gerou uma série de processos contra a empresa e forçou a presidente da GM, Mary Barra, a pedir desculpas pelo atraso em convocar as campanhas.
Fonte: Folha de S. Paulo