Evento, no dia 4 de junho, às 19 horas, no Sebrae/PR, apresentará estudo e casos de sucesso para inspirar empresários de micro e pequenas empresas do setor a enfrentar concorrência

Indústria da moda discute estratégias para superar desafios. (Foto: Bruna Moreschi)
O Sebrae/PR realiza no próximo dia 4 de junho, em Maringá, a palestra “Casos de Sucesso na Indústria da Moda: Estratégias para Competitividade”. O evento é voltado para micro e pequenas empresas do vestuário e irá apresentar um estudo sobre estratégias de sucesso adotadas por empreendimentos do setor. A palestra está marcada para começar às 19 horas, na sede do Sebrae/PR em Maringá.
O estudo foi realizado pela Cortex Intelligence, empresa que trabalha com informações de inteligência de mercado, e será apresentado pelo palestrante e empresário Leonardo de Assis. A coordenadora estadual do Setor do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, afirma que o objetivo da divulgação do estudo é munir os empresários paranaenses com informações que podem proporcionar a sustentabilidade de seus negócios e indicar caminhos para a superação de crises.
“Atualmente, o cenário da indústria da moda passa por alguns pontos de atenção, que precisam ser enfrentados com habilidade pelos empresários, como o elevado valor da mão de obra, a tributação e a concorrência acirrada, e muitas vezes desleal, com produtos importados. Para sobreviver, é preciso inovar, elevando o nível de qualidade dos produtos ofertados, com investimentos significativos em marketing”, reforça a coordenadora estadual do Sebrae/PR.
Na sua avaliação, a concorrência com os produtos chineses tem levado diversas empresas à falência e a terceirização pode ser uma maneira de se proteger, conforme aponta o estudo da Cortex. “Baixar os custos é inevitável para se manter no mercado, independente do setor. É preciso avaliar a estrutura de produção atual considerando o contexto da marca e o resultado da empresa, e buscar novas possibilidades. Hoje a empresa deve se concentrar em monitorar o mercado e agregar valor ao seu produto, por meio da customização, por exemplo”, diz Carla Werkhauser.
A coordenadora estadual fala das estratégias que podem ser adotadas pelos empresários que querem se diferenciar no mercado. “Um dos pontos mais importantes, a ser observados pelos empresários da indústria da moda, é estar perto do consumidor para entender o que de fato ele quer. Uma boa maneira de fazer isso é migrar para o varejo, criando canais de vendas próprios, com pontos de venda físicos ou e-commerce. Isso ajuda aumentar a visibilidade de uma marca e contribui para torná-la reconhecida entre consumidores”, explica.
Durante a palestra, em Maringá, serão apresentados casos de sucesso, para inspirar os empresários. “Vamos falar da Dudalina, por exemplo, que antes era apenas focada na indústria e se tornou uma potência ao entrar segmento de camisaria feminina e praticar a abertura de varejo. Hoje, a empresa segue vendendo seus produtos para lojas de multimarcas, mas se consolidou com as lojas próprias. A empresa abriu uma loja em Milão (na Itália), o que é mais um grande passo. Provavelmente, a loja estrangeira não irá vender tanto quanto as filiais brasileiras, mas, sem dúvida, trata-se de uma grande estratégia de marketing”, exemplifica Carla Werkhauser.
O cenário atual, no seu entendimento, tem desafios a ser superados, mas é fundamental os empresários estarem atentos às oportunidades, como o crescimento exponencial no número de e-consumidores nos últimos anos, criando um ambiente propício para a utilização das lojas online e promovendo o alcance praticamente ilimitado aos negócios; e o mercado pujante nas cidades do interior, que tem se tornado ambientes atraentes para se fazer negócios devido a sua demanda reprimida, além da migração de pessoas de maior poder aquisitivo para essas localidades.
O escritório do Sebrae/PR, onde ocorrerá a palestra “Casos de Sucesso na Indústria da Moda: Estratégias para Competitividade”, fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1.116, Bairro Zona 7, em Maringá. Informações e inscrições podem ser feitas diretamente pelo telefone (44) 3220-3474.
Fonte: Sebrae/PR