Paraná reivindica investimentos de R$ 5 bilhões do governo federal

Secretario estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho (e), durante reunião na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, entrega ao ministro dos Transportes, César Borges (d), pauta de reivindicações do Governo do Paraná e do setor produtivo paranaense para modernização da infraestrutura estadual. Foto: Antonio Costa/ANPr

Secretario de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e o presidente da FIEP, Edson Campagnolo  entregam ao ministro dos Transportes, César Borges , pauta de reivindicações  para modernização da infraestrutura paranaense. Foto: Antonio Costa/ANPr

O ministro dos Transportes, César Borges, recebeu nesta quinta-feira (29) uma pauta de reivindicações do Governo do Paraná e do setor produtivo paranaense para modernização da infraestrutura estadual. São cerca de R$ 5 bilhões em obras. A reunião aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba.

O documento, formulado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e pelo grupo G7 – que reúne lideranças empresariais do setor produtivo estadual – aponta uma série de melhorias nas áreas rodoviária e ferroviária, cujos pedidos foram feitos desde 2011 e ainda não foram atendidos.

“São obras de ampliação da capacidade e de construção de rodovias federais, que são interrompidas no Paraná e, portanto, atrapalham o escoamento da produção paranaense, aumentando o custo de transporte e prejudicando o acesso a serviços públicos, como saúde, educação e segurança”, disse o secretário de Infraestrutura, José Richa Filho.

“As reivindicações que o setor produtivo encaminhou ao ministro são urgentes e necessárias para a melhoria da produtividade do Estado”, disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Segundo o empresário Valmor Weiss, membro do conselho de infraestrutura da Fiep e representante do G7, “é preciso que o Governo Federal trate com prioridade os investimentos em ferrovias sem, entretanto, se descuidar das rodovias.

O ministro dos Transportes, César Borges, disse que o governo federal já tem algumas licitações em andamento que podem atender parcialmente os pedidos dos paranaenses. No entanto, ele ressaltou que nem todas as solicitações poderão ser atendidas a curto prazo. A senadora Gleisi Hoffmann também participou do encontro.

O caderno de reivindicações aponta a necessidades de investimentos federais para a construção de corredores rodoviários que cruzariam o Estado, melhorando as interligações do Paraná com os estados vizinhos. No levantamento feito em parceria com o G7, são indicadas como prioritárias as BR-153, BR-158, BR-163, BR-272 e BR-487. Todas estas rodovias estão interrompidas no Paraná e algumas são em saibro, trechos que precisam ser pavimentados e duplicados.

O levantamento destaca também a necessidade de eliminar gargalos rodoviários que existem perto de regiões urbanizadas. Um dos casos é a conclusão do Contorno Norte de Curitiba, além da construção dos contornos de Ponta Grossa e Cascavel e a duplicação entre a Lapa e São Mateus do Sul.

O estudo indica também a execução de obras urgentes nos acessos ao Porto de Paranaguá, como novo acesso à BR-277, e a implantação da BR-101, cujos estudos já estão sendo elaborados pelo governo estadual.

FERROVIAS – Outro pedido dos paranaenses é na área ferroviária, em que a intenção é ampliar a malha. O principal trecho solicitado pelo Estado é a ligação entre Maracajú, no Mato Grosso do Sul, e o Porto de Paranaguá, com ramal para Pontal do Paraná. Este projeto, uma conquista da mobilização dos empresários paranaenses e do governo estadual, foi anunciado em 2012, mas ainda não tem data para ser implementado.

O ministro César Borges admitiu que o projeto do trem paranaense não está nas prioridades do governo federal, que elencou outras obras no Brasil. Segundo ele, há dificuldades de executar projetos e, também, a nova linha ferroviária em função da Serra Mar.

Dentro do pacote de obras, os paranaenses querem também a construção do contorno ferroviário de Curitiba, para tirar as composições da área urbana da Capital, a implantação da ferrovia Norte-Sul e também a modernização das atuais linhas ferroviárias do Paraná. Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  ewww.pr.gov.br

Confira a lista de solicitações do Governo do Paraná e do G7 ao Governo Federal: 

RODOVIAS 

• Contorno Norte de Curitiba – fará a integração da capital paranaense com os portos.

Trecho estadual (PR-418), com extensão de 21,89 quilômetros (1,33 quilômetro de pista dupla).

A proposta é federalizar a PR-418 para que seja adequada, virando a nova BR-476.

Trecho concedido pela OHL, com extensão de 12 quilômetros. Previsão de construção e duplicação no ano 8 (2016). A proposta é antecipar a obra concedida.

• Ligação Norte-Sul / BR-163.

Duplicação de Cascavel a Capitão Leônidas Marques, com extensão de 60 quilômetros. Adequação e melhorias na divisa Paraná/Santa Catarina, com extensão 124 quilômetros.

Marechal Cândido Rondon a Guaíra, com extensão de 63,3 quilômetros (obra em andamento). De Toledo a Marechal Cândido Rondon, com extensão de 44 quilômetros. (PAC 2).

• Ligação Norte-Sul BR-153 (Transbrasiliana).

Construção de Alto do Amparo a Imbituva, com extensão de 50,5 quilômetros (PAC 2), e construção em Paulo Frontin (BR 476), extensão de 18,6 quilômetros.

Adequação e melhorias entre União da Vitória e a divisa com Paraná/Santa Catarina, com extensão de 74,3 quilômetros (obra em andamento). E de Imbituva a Paulo Frontin, extensão de 106 quilômetros.

• Ligação Norte-Sul BR-158.

Construção entre Campo Mourão e Palmital, com extensão de 124 quilômetros (obra a iniciar).

Adequação e melhorias entre Palmital e Laranjeiras do Sul, extensão de 69,7 quilômetros.

• Integração Mato Grosso do Sul (BR-487 – Estrada da Boiadeira).

Implantação de Porto Camargo a Cruzeiro do Oeste, extensão 82,4 quilômetros.

Construção entre Campo Mourão a Cruzeiro do Oeste, extensão de 38 quilômetros.

• Integração região Sul/Santa Catarina BR-476.

Duplicação entre Lapa e São Mateus do Sul, extensão de 82 quilômetros.

• Integração Mato Grosso do Sul BR-272.

Implantação de Iporã a Goioerê, extensão de 73 quilômetros.

• Integração Capital/Portos.

Construção do Corredor Sul BR-101, com extensão de 159 quilômetros.

Contorno Norte de Ponta Grossa (44,5 quilômetros, desde o Trevo Caetano até a BR-376. Como se ligasse a BR-376 à própria BR-376).

– Contorno Norte de Cascavel (25 quilômetros)

FERROVIAS 

• Acessibilidade ao Porto de Paranaguá.

Novo Ramal, entre Guarapuava e o Litoral do Paraná, com extensão de 427,7 quilômetros.

Contorno ferroviário Região Metropolitana de Curitiba, com extensão de 57 quilômetros.

• Ferroeste / Integração Mato Grosso do Sul.

Cascavel a Guaíra, com extensão de 167 quilômetros.

• Ferrovia Norte-Sul.

Entre São Paulo, Cascavel e Chapecó.

Contornos Ferroviários da Região Metropolitana de Curitiba (Norte e Sul)

Fonte: AENotícias