População reprova ações do governo nas nove áreas avaliadas pela pesquisa CNI-Ibope

Número de pessoas que desaprova as políticas relacionadas aos impostos, ao combate à inflação e aos juros é igual ou superior a 70%

"Dados mostram a insatisfação da população com a situação econômica" - Renato da Fonseca

“Dados mostram a insatisfação da população com a situação econômica” – Renato da Fonseca

As ações e políticas do governo para as áreas de saúde e segurança pública são as que têm a pior avaliação dos brasileiros.  O número de pessoas que desaprova a atuação do governo na área de saúde alcançou 78% em junho. Esse percentual é de 75% na segurança pública e de 67% na educação, mostra a pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quinta-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O levantamento revela a opinião dos brasileiros sobre a atuação do governo em nove áreas específicas. O percentual de desaprovação supera o de aprovação em todas as áreas.  “Ademais, o percentual da população que desaprova as ações ou políticas do governo supera 50% em todas as áreas”, diz a pesquisa.

Apesar de continuar sendo a área melhor avaliada, cresceu muito a insatisfação com a atuação do governo no combate à fome e à pobreza. O percentual de desprovação subiu de 49% em março para 53% neste mês.

ECONOMIA – A desaprovação também é grande em relação aos impostos, ao combate à inflação e à política de juros. Nestas três áreas, a desaprovação é igual ou superior a 70%. “Isso mostra a insatisfação da população com a situação econômica”, observa o gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

Segundo ele, chama atenção na pesquisa CNI-Ibope deste mês o desinteresse da população pelas eleições. Apenas 16% dos entrevistados disseram que estão muito interessados nas eleições. Para 29% há pouco interesse e também para 29% o interesse é médio. “Cerca de um quarto dos eleitores entrevistados, 26%, não tem interesse nas eleições que ocorrem em outubro”, informa o levantamento.

A pesquisa CNI-Ibope de junho, feita entre 13 e 15 deste mês, com 2.002 pessoas em 142 municípios, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o Protocolo BR-00171/2014. A margem de erro  é de 2%.

DADOS E PESQUISA NA ÍNTEGRA – Clique aqui e acesse todas as informações sobre a Pesquisa CNI-Ibope de junho.

Foto: josé Paulo Lacerda
Fonte: Portal da Indústria