O Governo do Paraná negocia a instalação de uma fábrica da Metyx Composites no estado. A empresa turca planeja construir uma unidade para produção de materiais compósitos, aqueles que possuem pelo menos dois componentes como é o caso da fibra de carbono e fibra de vidro. O assunto foi discutido em reunião entre o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, e o presidente da Metyx, Ugur Ustunel, nesta segunda-feira (14), em Curitiba.
Monteschio relacionou os diferenciais competitivos do Estado do Paraná como: mão de obra qualificada, infraestrutura em expansão, amplo polo universitário, proximidade com os principais mercados consumidores nacional e do Mercosul, setor industrial consolidado e diversificado. Também detalhou os benefícios assegurados pelo Governo do Estado.
“Vamos nos esforçar para construir a melhor solução possível para atender os interesses da Metys e do Estado, já que se trata de uma empresa bastante inovadora”, salientou Horácio.
A Metyx estima o investimento de € 50 milhões na unidade em um período de 10 anos para atender principalmente as indústrias, automotiva, transportes, energia (eólica), aviação, defesa e aviação. A previsão é de que, na primeira fase, sejam gerados 100 empregos diretos. “Já possuímos clientes e parceiros no Brasil. Há um mercado em crescimento, e a instalação aqui é uma estratégica para atender melhor os clientes e ampliar a participação”, explicou Ugur Ustunel.
Segundo ele, a empresa procura localidades próximas de portos e aeroportos. “Há negociações em andamento com outros Estados. Acredito que até novembro devemos ter uma definição e na sequência iniciar a nossa instalação no Brasil”.
METYX – A Metyx Composites é uma divisão da Telateks. Possui fábricas de materiais compósitos na Turquia e na Hungria, entre os clientes estão as indústrias marítima, automotiva, transporte, energia, construção civil, infraestrutura, esportes e lazer.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEIM