API analisa a Política, o Voto Consciente e Cultura

1. VOTO CONSCIENTE

Foto: ABr

Foto: ABr

Dentro de sua programação de cobertura das eleições de 2014 o jornal Gazeta do Povo passou a publicar noticiário da campanha Voto Consciente, visando estimular o interesse da população sobre o pleito deste ano. Outra ferramenta que integra essa cobertura especial é o portal Candibook, com dados biográficos e políticos dos milhares de candidatos às vagas para órgãos parlamentares (sobretudos, deputados federais e estaduais). Além de acompanhamento diário da campanha. Na internet a página pode acessada no endereço “votoconsciente14.com.br”.

2. VERDADE É O SOL

A filosofia editorial do Jornal Diário Paranaense nesse projeto é tornar mais amplo possível o esclarecimento dos cidadãos sobre o pleito, seus concorrentes e os programas que eles estão apresentando para se candidatar ao voto do eleitor – para postos executivos quanto para o Legislativo. Diferente de tentativas de acobertamento ou distorção da verdade, como o ataque a noticiário crítico sobre a realidade econômica do país ou alteração de perfis de personalidades – conforme acaba de ocorrer em relação a dois reputados profissionais de imprensa.

3. APURAR MUDANÇAS

No fim de semana a presidente da República determinou à sua Casa Civil que proceda à apuração das alterações indevidas implantadas nos perfis dos jornalistas Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão publicados na enciclopédia virtual Wikipedia. O trabalho de investigação será conduzido com apoio da área técnica do governo, notadamente o Serviço Fedeal de Processamento de Dados e, possivelmente, o laboratório de criminalística da Polícia Federal. A manipulação de dados – que atingiu outras personalidades como o vice-presidente Michel Temer – foi condenada pelas principais entidades de comunicação social do país.

4. RECEITA NO IMPRESSO

Embora a publicidade digital continue a crescer, ela corresponde a uma fatia pequena do total de receitas da indústria de jornais, segundo relatório da entidade setorial “World Association of Newspapers and New Publishers”. Globalmente, 93% das receitas de publicidade são originadas das versões impressas. Elas continuam em alta nos países de baixa penetração dos sistemas de telefonia por banda larga e classe emergente em ascensão como no Brasil.

Rafael de Lala,

Presidente da API – Associação Paranaense de Imprensa

Hélio Freitas Puglielli,

Diretor de Assuntos Culturais da API

Fonte: API – Associação Paranaense de Imprensa