Curitiba passa a integrar rede de turismo de cidades do Mercosul

Curitiba passa a integrar a Unidade Temática de Turismo (UTT) da Rede Mercocidades, uma associação de cidades de promoção de turismo. A capital paranaense recebeu o convite por indicação da Fecomércio-PR. Foto: Divulgação

Curitiba passa a integrar a Unidade Temática de Turismo (UTT) da Rede Mercocidades. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Curitiba foi convidada a integrar a Unidade Temática de Turismo (UTT) da Rede Mercocidades, uma associação de cidades da região do Mercosul. A capital paranaense recebeu o convite por indicação da Fecomércio-PR.

No último encontro da unidade temática promovido em Buenos Aires, na Argentina, nos dias 11 e 12 de agosto, foi firmado uma termo de cooperação entre Curitiba e Maldonado (Uruguai). “A partir desse convênio, as duas cidades vão desenvolver e executar ações destinadas à promoção do turismo, com estratégias estabelecidas para melhorar o posicionamento de ambas como destino turístico”, explica a diretora do Departamento de Turismo do CTur, Cristiane Márcia dos Santos, que participou do encontro em Buenos Aires. Além disso, estudos, pesquisas, transferência de tecnologia e de informações estatísticas de origem e perfil de turistas fazem parte do termo.

Para desenvolver essas ações, o modelo turístico de Buenos Aires foi citado como exemplo. Na capital argentina existente um observatório que funciona com um calendário de oportunidades de negócios para a cidade. “Um dos principais objetivos é delimitar os gastos dos turistas por países de procedência e eleger os principais países limítrofes para trabalhar e direcionar ações de mercado para promoção dos destinos, e também analisar os ingressos de turistas e os egressos”, detalha a diretora da CTur.  O observatório de Buenos Aires atua desde 2009 e sugeriu para a construção de informes positivos de pontos turísticos da cidade.

Além do setor público, a Rede Mercocidades reúne também representantes do meio empresarial e acadêmico, que apresentam os avanços do plano de ações de turismo e uma jornada de capacitação sobre estatísticas focalizada no bloco regional América do Sul. Porto Alegre, Salvador e Vitória foram as cidades brasileiras que também tiveram representantes em Buenos Aires.

A Fecomercio apresentou para a Rede o resultado da Copa do Mundo para o turismo de Curitiba. A cidade recebeu 214.505 turistas, dos quais 95.854 estrangeiros, durante o Mundial. A pesquisa realizada pelo Departamento de Turismo da UFPR, em parceria com o Instituto Municipal de Turismo (CTur), revelou que mais de 95% dos turistas consideraram que a cidade atendeu ou superou as expectativas que tinham antes de chegar.

Fonto: SMCS