IgE específico, também conhecido como RAST, analisa um alérgeno isolado, como a alergia ao kiwi
Com a chegada da primavera aumentam os casos de alergia devido ao pólen. Mas o que muitas pessoas não sabem é que existe um teste, chamado de IgE específico, que pode identificar isoladamente o responsável por manifestações clínicas de alergia, sejam elas problemas respiratórios, cutâneos, alimentares ou até hipersensibilidade a drogas. De acordo com infectologista, Dr. Jaime Rocha, o IgE específico é uma ferramenta importante usada no auxilio do diagnóstico de alergia, quando há história clínica sugestiva.
O IgE específico, também chamado de RAST (derivado da abreviatura da primeira técnica disponível para este fim – radioallergosorbent test), pesquisa um único alérgeno e é feito por meio de um teste de sangue. Rocha explica que ele é indicado para avaliação de doenças atópicas (rinite alérgica, asma, conjuntivite alérgica, dermatite atópica) e manifestações possivelmente desencadeadas por anticorpos IgE, como anafilaxia por insetos, reações a alimentos e, eventualmente, a medicamentos.
De acordo com o especialista, a seleção dos alérgenos deve ser fundamentada pela avaliação do paciente, considerando o quadro clínico e a exposição a alérgenos de importância regional. Os laboratórios de análises clínicas disponibilizam as seguintes opções para avaliação de IgE específico: a) alérgenos isolados, individuais, como Blomia tropicalis, leite de vaca, veneno de abelha etc.; b) “pool” de alérgenos (exemplos: mistura de poeira domiciliar e ácaros domésticos, alérgenos infantis etc.; c) painéis de alérgenos relacionados (exemplos: painel de fungos, painel de gramíneas etc.).
Alguns dos alérgenos que podem ser avaliados em um teste são: abacate, gema e clara de ovo, abacaxi, glúten, abelha, grama, abóbora, grão de soja, algodão, alho, kiwi, laranja, ameixa, amêndoa, látex, lã, Amoxilina, leite,arroz,atum,maçã,aveia,banana,melão,barata,milho,mosquito,mostarda, peixe(bacalhau), carne de galinha,pelo de coelho,castanha do Pará,cebola,pó caseiro,queijo (cheddar),caspa de cachorro,salsa,uva,formiga,vespa.
Fonte: Lab.Frischmann Aisengart
