Melhora a expectativa dos brasileiros, informa pesquisa da CNI

INEC de setembro alcança 109,7 pontos e é o segundo maior do ano. Aumento do otimismo é resultado da melhora nas expectativas em relação à inflação, ao emprego, à situação financeira e ao endividamento

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) cresceu 1,3% em setembro na comparação com agosto e alcançou 109,7 pontos. “O resultado de setembro parece confirmar a tendência de recuperação do indicador”, afirma a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice é o segundo maior do ano, menor apenas que os 113,9 pontos registrados em janeiro.

Conforme a pesquisa, todos os indicadores que formam o INEC melhoram em setembro. O índice de expectativa em relação à inflação aumentou 2,5% e o de expectativa sobre o desemprego cresceu 1% em relação a agosto. Quanto maior o índice, maior é o otimismo do consumidor. Também melhoraram as expectativas sobre a situação financeira e sobre o endividamento.

Realizada em parceira com o Ibope Inteligência, essa edição do INEC ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre 11 e 15 de setembro.

SAIBA MAIS – Acesse a página do INEC para todos os detalhes da pesquisa.

Do Portal da Indústria