Semana de Conciliação do TRT-PR: mais de R$ 16 milhões em acordos

Trabalhadores vão receber mais de R$ 16 millhões como resultado de acordos que encerraram demandas judiciais durante a Semana de Conciliação do TRT-PR, realizada de 6 a 10 de outubro.

Vice-presidente Ana Carolina Zaina. Foto: Ascom/TRT

Vice-presidente Ana Carolina Zaina. Foto: Ascom/TRT

Mais de três mil audiências resultaram em 1.370 acordos. A vice-presidente do Tribunal, desembargadora Ana Carolina Zaina, ressaltou que ainda não estão calculados os números de sexta-feira com centenas de novos encontros na capital e em várias regiões do Paraná. “Um levantamento mais preciso e pormenorizado só teremos na segunda-feira, eis que alguns desses encontros de paz invadirão a noite de hoje e só serão comunicados depois por dezenas de Varas do Trabalho”, disse a magistrada.

“O que presenciamos foi a vitória do diálogo, da predisposição em conversar, da consciência aberta à concórdia, da tranquilidade de espírito para promover a paz”, acrescentou.

Neste ano, houve inovações na Semana de Conciliação, como a inclusão na pauta de processos em fase de conhecimento e aqueles que se encontram no arquivo provisório; a conciliação em processos em fase de admissibilidade de recurso de revista; a parceria com o meio acadêmico; e o uso da arte para criar um ambiente de harmonia. “Arte musical, vocal e instrumental. Arte literária e fotográfica. Arte cênica e arte plástica. Conciliar, senhoras e senhores, também é uma arte que se cria, se aprende e se pratica”, disse a desembargadora Zaina.

No encerramento das atividades culturais que marcaram a semana, houve apresentação do grupo “Bossa Trio”, formado pelos músicos Luiz Renato Bigarelli, Rui de Carvalho e Antonio Neiva, e  lançamento do livro “Caminhos da Alma”, composto de poesias de diversos autores, entre eles o desembargador Luiz Eduardo Gunther e o juiz Antônio Bernardo. Mais cedo, na hora do almoço,  servidores se apresentaram ao piano, voz e violão, e houve também bem-humoradas encenações de casos curiosos vividos no TRT-PR.

As histórias foram narradas pelo mestre de cerimônias César Ianhez de Moraes Barboza Caldas e encenadas por Vilma de Holanda, José Ramatis, Regina Forgênia e Ariel Medeiros. Os cinco casos apresentados foram os vencedores do concurso “Conte uma História”, promovido neste ano para comemorar os 38 anos do TRT-PR.

Um dos contos trata de uma divertida história vivida por um oficial no longínquo município de Loanda, que teve que montar um cavalo para cumprir um auto de penhora de gado, no meio do pasto.

A parte musical ficou a cargo de Luiz Eduardo de Menezes, Alexandre Vogelsanger Hungria de Camargo e Hélio Meneses – responsáveis pelas apresentações de piano, e de Laudenir Soares e Pedro Moisés Albrecht – voz e violão, respectivamente.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-PR