Crédito mais caro e persistência inflacionária levaram a mais um recuo da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em novembro
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou queda de 0,8% (120,6 pontos) na comparação com o mês imediatamente anterior e recuo de 6,1% em relação a novembro de 2013. O encarecimento do crédito, a persistência inflacionária, com manutenção de um patamar mais elevado do nível de preços e menor otimismo em relação ao mercado de trabalho, impactaram negativamente a intenção de consumo no mês atual. No entanto, mesmo com o recuo, o índice ainda permanece acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável.
O grau de confiança das famílias com renda abaixo de dez salários mínimos mostrou queda de 0,5% na comparação mensal. As famílias com renda acima de dez salários mínimos apresentaram recuo de 2,0%. O índice das famílias mais ricas encontra-se em 122,0 pontos, e o das demais, em 120,5 pontos.
Na mesma base comparativa, os dados regionais revelaram que a maior queda ocorreu na região Sudeste, com retração de 2,4%, e a melhor avaliação ocorreu na região Nordeste, com estabilidade do índice.
Acesse o link direto CNC: Análise ICF – novembro 2014 | Download
Fonte: Ascom/CNC
