Uma audiência realizada nesta sexta-feira, 28/11, na 3ª Vara do Trabalho de Londrina, resultou em ampla conciliação e definiu toda a convenção coletiva do setor do comércio varejista de Londrina e região, cujas negociações vinham se prolongando há sete meses, desde a data base da categoria (1º de maio). Entre outros pontos, foi definido que haverá um reajuste de 10,2% para todos os salários e pisos, retroativo a maio de 2014, e ajustaram-se as regras para o trabalho nos sábados à tarde.
A audiência deveria tratar apenas das questões sobre a abertura ou não das lojas à noite em dezembro, objeto de uma ação proposta pelo sindicato patronal.
O juiz Ronaldo Piazzalunga sugeriu, no entanto, uma conciliação mais ampla, buscando solucionar todo o impasse envolvendo questões salariais e jornada de trabalho aos finais de semana.
Depois de mais de seis horas de negociação, com a intermediação do juiz e mútuas concessões pelas partes, foram estabelecidos todos os parâmetros da Convenção Coletiva de Trabalho, incluindo não apenas as regras para o trabalho em dezembro, como também para o trabalho em sábados durante 2015, folgas compensatórias, reajustes e pisos salariais da categoria, ajuda alimentação, abono salarial e até a exclusão de cláusula sobre banco de horas.
Veja, abaixo, os termos do acordo envolvendo o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina (Sindecolon), cuja redação será finalizada em audiência para concluir a conciliação, marcada para a próxima terça-feira, dia 2/12, às 14h.
Fonte: Ascom/TRT-PR
