Fiep reitera posição de que data não é feriado e deve ser considerada como dia normal de trabalho
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) considera o dia 19 de dezembro como uma data comemorativa importante para a história do Estado, quando em 1853, houve a Emancipação Política do Paraná e nosso estado deixou de ser a 5ª Comarca de São Paulo. Há mais de 50 anos ela é celebrada oficialmente, porém sem jamais ter assumido o caráter de feriado civil. Desta forma, a Fiep reitera seu posicionamento e aconselha as indústrias do Estado a considerarem o dia 19 de dezembro como um dia normal de trabalho.
Diante de questionamentos em relação ao tema, feitos por sindicatos industriais filiados, a Fiep consultou formalmente a Assembleia Legislativa do Paraná para dirimir eventuais dúvidas. Em resposta, recebeu parecer da Procuradoria Geral da Assembleia, que concluiu que, a data não pode ser considerada como feriado de cunho civil. Tal parecer reforça o entendimento da Fiep de que as empresas privadas paranaenses devem manter suas atividades normalmente nessa data.
Reconhecendo a importância de celebrar a emancipação política do Paraná, a Fiep informa ainda que realizará, no alvorecer do dia 19 de dezembro, uma solenidade de hasteamento da bandeira do Estado instalada em frente ao prédio principal do Campus da Indústria, em Curitiba.
Acesse o Ofício da FIEP e também o Parecer da ALEP
Com informações da FIEP
Fonte: Moroz Comunicação
