Antonio Oliveira Santos
Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
Com presença cada dia mais atuante na economia brasileira, no tocante à geração de novos negócios, emprego e renda, as micro e pequenas empresas (MPE) respondem por 52% dos empregos formais e participam com 27% do Produto Nacional.
Em 2001, a participação das MPE no PIB atingia 23%, mas a tendência é ultrapassar 30% até 2021 e caminhar para alcançar 50% até 2050. As leis que beneficiam as MPE apontam nessa direção, se o tratamento diferenciado continuar sendo aprimorado e, sempre que possível, houver sensibilidade política do Governo e das entidades representativas para com a importância das MPE no processo de estabelecimento de uma sociedade mais justa e equitativa.
Para esse fim, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo tem contribuído intensamente, junto com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), o Fórum Permanente das MPE e o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). No dia 18 de novembro, foi lançado o portal Empresômetro MPE, visando a suprir uma lacuna com relação à escassez de informações, que permitam um diagnóstico mais preciso e a formulação de políticas. Esse Portal pode ser acessado em:http://empresometro.cnc.org.br/, onde o usuário obterá dados a respeito das MPE, com informações que correspondem a um raio X quantitativo do segmento, em tempo real.
No portal, encontram-se informações relevantes para os empresários e, fundamentalmente, notícias geradas pela CNC nas áreas da sua atuação, destacando as análises sobre a conjuntura econômica e comércio de bens serviços e turismo, com projeções sobre crédito, vendas e emprego, intenção de consumo, endividamento das famílias e confiança dos empresários.
Com abrangência pelas 26 Unidades da Federação e Distrito Federal, o Empresômetro contempla uma exposição de dados e informações relevantes de significativo interesse para o empresariado. Acompanhando o contador do portal, verifica-se que hoje já temos 12.695.760 MPE ativas, com alta velocidade de crescimento.
No comércio de bens, serviços e turismo, ressaltam as atividades econômicas do comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 907.410 empresas (7,28%), comércio varejista de mercadorias em geral com predominância de produtos alimentícios, minimercados, mercearias e armazéns, com 546.008 (4,38%), lanchonetes, casas de chá, suco e similares, com 431.693 empresas (3,46), cabeleireiros com 312.283 (2,50%) e restaurantes e similares com 260.590, (2,09%).
O Empresômetro MPE também adiciona valor às informações, explicitando os números do regime de tributação das MPE. São 3.001.429 no regime normal (lucro presumido ou real) e 4.886.775 no Simples Nacional – que desonera e facilita a vida dos pequenos empresários. Com a extensão deste regime às empresas do setor de serviços, espera-se chegar ao número de 5 milhões no Simples Nacional, motivo para comemoração.
Fonte: Jornal do Commercio
