Equipamentos evitam o desperdício de água na limpeza de empresas e residências

A previsão é de que a crise de falta d’água no ano de 2015 seja ainda mais crítica

Diante da crise hídrica enfrentada por inúmeras regiões brasileiras, como em São Paulo, onde nenhum grande volume de chuvas tem sido suficiente para sanar o déficit acumulado nas represas de abastecimento, a sociedade tem buscado maneiras de promover o uso racional da água nas mais variadas atividades, principalmente, nas tarefas de limpeza e higienização.

Seja realizada em ambientes domésticos ou profissionais, como exemplo dos hospitais, a limpeza é a base da vida como a conhecemos, ou seja, todas as atividades humanas têm uma estreita relação com a limpeza e higienização.

No Brasil, reina a cultura do desperdício, tanto de água como de produtos químicos, que sobrecarregam os sistemas de tratamento de esgotos e efluentes, aumentando os custos destes serviços para todos.

No segmento institucional de limpeza, o uso de equipamentos como Sistemas Mop para Líquidos, Baldes Espremedores, Sistemas Mop com Spray, entre outros, são utilizados para aumentar a produtividade das equipes de trabalho e racionalizar os custos de produtos químicos.

“Entretanto, este uso não é uniforme e existem muitas empresas e consumidores que ainda não adotaram este tipo de solução, o que cria uma forte demanda a ser atendida por fabricantes e importadores no Brasil”, afirma Heitor Mazziero, diretor da Câmara Setorial de Fabricantes de Equipamentos, Dosadores e Acessórios da Abralimp – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional.

Como o País apresenta dimensões continentais, a utilização de soluções profissionais é ainda menor longe dos grandes centros urbanos, revelando um amplo potencial de venda e aperfeiçoamento das ações.

No âmbito doméstico, os consumidores também buscam por soluções que tornem a limpeza mais prática e econômica. Com as mulheres participando cada vez mais da geração de renda nos lares brasileiros e com a recente melhora do poder aquisitivo das classes C e D, que fizeram com que a mão-de-obra de limpeza doméstica quase triplicasse de valor, a demanda por equipamentos e químicos aumentou significativamente.

“O mercado percebeu e se movimentou também, pois dezenas de empresas especializadas foram abertas para dar conta deste universo de oportunidades. Para estas empresas, os equipamentos profissionais também são imprescindíveis em função da produtividade e economia que proporcionam”, acrescenta Mazziero.

Abaixo alguns dos equipamentos que propiciam uma “limpeza inteligente”:

 Balde espremedor com divisórias para duas águas: o equipamento conta com uma divisória para a água, que misturada à solução de limpeza, será aplicada no piso e outro compartimento para a água limpa em que serão descartadas as sujidades recolhidas pelo refil/mop. O balde espremedor promete utilizar apenas 30% do volume de água, se comparados à limpeza convencional. Este sistema também permite excelente ergonomia para o usuário. Garante uma limpeza mais eficiente e com uso racional de químicos e da própria água, resultando em duplo benefício com a diminuição do impacto ambiental.

 Sistemas de limpeza Spray Mop: os Mops são bastante versáteis tanto para recolher partículas soltas (pó) como para limpeza úmida e a aplicação de ceras e acabamentos em superfícies lisas, sejam horizontais ou verticais. Utilizados nas tarefas de manutenção da limpeza, o sistema de spray aplica as soluções de limpeza através de jatos dirigidos. O refil de microfibra encaixado na base promove uma limpeza mais eficaz por conta da capacidade de absorção e também da ação de limpeza mecânica que exercem sobre as superfícies.

 Sistemas para limpeza de vidros: o kit de limpeza de vidros deve conter rodo com lâmina de borracha, raspador com lâminas, cabo de fixação e extensão telescópica. Destinado à limpeza geral de áreas envidraçadas em qualquer altura, é essencial para a prevenção de acidentes com escadas e andaimes, e apresenta vantagens na economia de água e químicos.

Saiba mais sobre o mercado de limpeza profissional, acesse: http://www.abralimp.org.br

Fonte: Abralimp

Deixe um comentário