Senac comemora 69 anos no Senado Federal

Alunos e profissionais do Senac compareceram à homenagem realizada no Senado Federal. Crédito: Edgar Marra - CNC

Alunos e profissionais do Senac compareceram à homenagem realizada no Senado Federal. 

Ao completar 69 anos de atuação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi homenageado no Plenário do Senado Federal, em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 23 de fevereiro. Adelmir Araújo Santana, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), representou a entidade na Sessão Especial.

Adelmir destacou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma “convergência nacional”, já que o requerimento para a sessão foi apresentado por senadores de vários partidos. Ele lembrou que o Senac está presente em todos os Estados e no Distrito Federal, em 3.061 municípios.

“São 625 unidades operativas (incluindo unidades móveis – 78 carretas-escolas e uma balsa-escola do Programa SenacMóvel) equipadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologias educacionais, 30 mil instrutores por todo o País e mais de 5.600 parcerias com outras entidades.” Ele lembrou o trabalho social desenvolvido pelo Senac com as gratuidades, principalmente por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e pediu que o governo federal coloque em dia os repasses destinados ao Programa.

“O Senac prepara, a cada ano, milhões de brasileiros para sua inserção no mundo do trabalho. Com uma programação abrangente, composta por cursos presenciais e a distância, a instituição está presente em todo o território nacional com uma rede escolar que é referência em toda a América Latina.”

Entre os dados apresentados, Adelmir informou que “em 2014 tivemos 2,7 milhões de atendimentos (matrículas concluídas, matrículas em processo e participantes em ações extensivas), sendo 1,8 milhão em Educação Profissional e 1,3 milhão de matrículas concluídas.”

Um dos autores do pedido de homenagem, senador Paulo Paim (PT-RS), destacou o Programa Senac de Gratuidade, entre outras iniciativas, além das ações do Senac no Pronatec, do governo federal.

Ele acredita que a instituição – assim como as demais integrantes do Sistema S – pode ser considerada um dos trunfos para se alcançar o objetivo proposto pela presidente Dilma Rousseff de transformar o Brasil na “Pátria Educadora”.

Paim destacou os quase 70 anos de uma trajetória inteiramente dedicada ao fortalecimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo no Brasil e à qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras do País. “Quero destacar o espantoso desempenho do Senac, que nessas quase sete décadas acumulou mais de 55 milhões de atendimentos prestados aos trabalhadores e a empresários em todo o território nacional e já é uma referência em nível internacional.”

“De acordo com os dados do IBGE, as empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo registram mais de dois trilhões de receita operacional líquida e geraram mais de 10 milhões de empregos. São números expressivos e de suma importância para a economia brasileira”, destacou Paim.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) falou da importância do Senac para a superação dos dilemas sociais e econômicos que podem ser observados no Brasil, destacando papel do Pronatec nesse sentido. Ela conclamou os senadores e deputados a votarem logo o Orçamento de 2015, para que os recursos destinados ao Programa sejam liberados pelo Poder Executivo.

“O atraso da liberação dos recursos do Pronatec não é um bom sinal. Algumas coisas são fundamentais. Nós não podemos suspender, paralisar. Se não estamos liberando o dinheiro porque o Senado e a Câmara não votaram o Orçamento deste ano, nós temos que fazer um esforço para votar”, afirmou a senadora.

A homenagem foi proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS), com apoio dos senadores João Capiberibe (PSB-AP), Wilder Morais (DEM-GO), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Pedro Simon (PMDB-RS).

Cerca de cem alunos do Senac-DF, além de professores, superintendentes e funcionários, compareceram à cerimônia.

O Senac

Criado em 10 de janeiro de 1946, o Senac é, hoje, um dos principais agentes de educação profissional voltados ao setor do comércio de bens, serviços e turismo. Atuando da aprendizagem profissional comercial à educação superior, passando pelas modalidades de formação inicial continuada e de educação profissional técnica de nível médio, a Instituição conta com um portfólio de mais de mil cursos e programações desenvolvidos em sintonia com as demandas do mundo do trabalho.

O Senac oferece apoio a trabalhadores e empresários, com cursos de qualificação presenciais e a distância em todas as regiões do País.

Crédito: Edgar Marra – CNC

Fonte: Ascom/CNC

Deixe um comentário