Fruet entrega quarto Espaço Empreendedor e testemunha assinatura do primeiro contrato de microcrédito

imagem

Curitiba ganhou nesta quinta-feira (5) a quarta unidade do Espaço Empreendedor, destinado ao atendimento a micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. Na inauguração, o prefeito Gustavo Fruet encontrou uma curitibana duplamente beneficiada por programas da Prefeitura: Ivone Rocha Pereira, que no ano passado comemorou a inclusão do marido entre os autorizatários de novas placas de táxi, tornou-se agora a primeira microempreendedora a assinar um contrato de microcrédito orientado a partir do convênio entre a Agência Curitiba de Desenvolvimento e a Caixa Crescer.

O novo Espaço Empreendedor fica na Rua da Cidadania de Santa Felicidade. Como já acontece nos outros espaços, ali empresários de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais têm orientação para formalização de empresas, capacitação e acesso a serviços de consultoria, intermediação de crédito e busca tecnológica. O atendimento é feito por meio de um termo de cooperação técnica com o Sebrae/PR e a assessoria ao microcrédito orientado é oferecido pela Caixa Crescer e intermediado pela Agência Curitiba.

Ivone Rocha Pereira vai utilizar o dinheiro do microcrédito para renovar o maquinário da pequena lavanderia que mantém. “Hoje trabalho na minha casa, mas agora poderei abrir um espaço para isso. Aqui é o começo da vitória da minha vida. Pretendo ser uma empresária de sucesso”, disse.

Para o prefeito Gustavo Fruet, a história de Ivone ilustra a preocupação da Prefeitura com o desenvolvimento da cidade e o sucesso dos programas municipais. “Depois de 40 anos, aumentamos a frota de táxis da cidade, e o marido da Ivone hoje circula com um dos novos carros. Agora, ela também se beneficia do microcrédito, vai reforçar seu negócio e contribuir para o desenvolvimento da cidade”, disse Fruet. Ele lembrou que a Prefeitura também lançou a Lei Municipal das Micro e Pequenas Empresas e ampliou as possibilidades para que os pequenos negócios vendam para o poder público.

Curitiba Empreendedora

O primeiro Espaço Empreendedor foi implantado na Rua da Cidadania do Pinheirinho, seguido do Espaço Fazendinha Portão e Boa Vista. Os espaços fazem parte do programa Curitiba Empreendedora que tem como objetivo fortalecer a base empresarial existente e estimular o empreendedorismo a partir do uso de mecanismos de fomento e apoio, orientando e auxiliando na formalização de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. Até a metade de 2015, todas as regionais terão escritórios como este.

“Essa é uma área estratégica da gestão municipal, no sentido de dar o suporte necessário para a base dessa pirâmide comercial, que são os micro e pequenos empreendedores, principalmente agora com o município de Curitiba atuando como intermediador do microcrédito orientado”, disse a presidente da Agência Curitiba, Gina Paladino.

Os números de atendimentos têm aumentado consideravelmente. Antes da implantação do programa Curitiba Empreendedora, no ano de 2012 os escritórios da Agência Curitiba realizaram 10.409. Em 2013 foram prestados 24.573 atendimentos e em 2014 foram mais 37.077 atendimentos – entre informações, formalizações, capacitações, oferta de microcrédito e outros.

Entre janeiro e fevereiro deste ano foram realizados 11 mil atendimentos nos espaços empreendedores. A meta para 2015 é atender mais de 50 mil pequenos empresários. A Agência Curitiba ainda realizou em 2014 a capacitação de 2,3 mil empreendedores, através dos cursos oferecidos gratuitamente.

Estavam presentes na inauguração os vereadores Felipe Braga Cortes e Mauro Ignácio e a secretária municipal de Finanças, Eleonora Fruet, além de administradores regionais.

Fonte: SMCS

Deixe um comentário