Semana para microempreendedores individuais tem programação intensa no noroeste do Paraná

Evento gratuito começa nesta segunda-feira, dia 13, em 15 cidades da região, como Maringá, Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão; atendimentos serão nas Salas do Empreendedor

Começa nesta segunda-feira, dia 13, e segue até sexta, dia 17, mais uma edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que será realizada pelo Sebrae em todo o País e que, no Paraná, mobilizará 107 cidades que possuem Salas do Empreendedor. No noroeste do Estado, a programação será repleta de atividades, como palestras, oficinas, soluções em gestão, orientações sobre o processo de formalização e a declaração anual do Simples Nacional, com foco nos empreendedores cujo faturamento bruto anual é de até R$ 60 mil.

Somente na região noroeste do Estado, o Sebrae/PR levará diferentes serviços a 15 cidades, Altônia, Astorga, Campo Mourão, Colorado, Goioerê, Icaraíma, Maringá, Munhoz de Melo, Nova Esperança, Nova Londrina, Paiçandu, Paraíso do Norte, Paranavaí, Santa Fé e Umuarama. Os atendimentos, que acontecerão nas Salas do Empreendedor, localizadas nas prefeituras dos municípios, serão reforçados para receber os microempreendedores individuais durante todos os dias da Semana MEI.

A programação do evento contempla oito temas de oficinas, chamadas de “Oficinas SEI”, com soluções específicas para ajudar na gestão dos negócios, além de orientações, capacitações e apoio no processo de formalização. Também serão distribuídas cartilhas didáticas, com conteúdos práticos para ajudar os microempreendedores individuais. Informações detalhadas sobre a programação e horários de atendimento estão disponíveis no sitewww.sebraepr.com.br/semanamei.

A consultora do Sebrae/PR e responsável pela organização da Semana MEI na região noroeste, Vânia Paula Claus, explica que, para o desenvolvimento e crescimento dos negócios, é fundamental que os empreendedores estejam regularizados e capacitados para enfrentar os desafios do dia a dia. “A Semana MEI terá atendimentos especializados em gestão empresarial e acesso ao crédito, que são temas pertinentes aos negócios e que ajudarão os microempreendedores a organizar melhor sua gestão.”

Além das prefeituras, outros parceiros da iniciativa são instituições financeiras, como o Banco do Brasil, o Sicoob, Sicredi e Agência de Fomento do Paraná, que levarão para a programação palestras e orientações sobre crédito e serviços financeiros, e o Serviço Brasileiro de Resposta Técnica – SBRT/Tecpar com conteúdos técnicos para os microempreendedores individuais.

Os microempreendedores individuais também poderão aproveitar a Semana MEI para se regularizar junto à Receita Federal e fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que é obrigatória.  O prazo final para a prestação de contas é dia 31 de maio.

Microempreendedor individual

Desde setembro de 2009, quando passou a funcionar o Portal do Empreendedor no Paraná (www.portaldoempreendedor.gov.br), meio utilizado pelos empreendedores para regularizarem sua situação, aproximadamente 260 mil paranaenses já se formalizaram e se enquadram em inúmeras ocupações. Dentre eles, artesãos, cabeleireiras, pedreiros, pintores, manicures, doceira, pintor, pipoqueiro, borracheiro, barbeiro, carpinteiro, encanador, engraxate, jardineiro, jornaleiro e marido de aluguel.

Os microempreendedores individuais formalizados ganham vantagens empresariais, como a de emitir nota fiscal e melhores linhas de acesso ao crédito, bem como a proteção da Previdência Social, com direito à aposentadoria por idade e invalidez, auxílio-maternidade e auxílio-doença.

 

Fonte: Ascom/Sebrae/PR

Deixe um comentário