Sindimetal, Sebrae/PR e Senai lançam em Maringá projeto inédito para setor metalmecânico, com foco em inovação e competitividade

 Iniciativa faz parte de uma parceria das entidades; 50 empresas terão a oportunidade de dinamizar seus negócios e se tonarem mais competitivas

Foto: ABr

Foto: ABr

 Com o objetivo dede aumentar a competitividade das empresas do setor metalmecânico e capacitar o segmento, para melhor enfrentar os desafios do mercado, o Sebrae/PR, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá (Sindimetal) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Paraná (Senai-PR) lançam na próxima semana o “Projeto de Desenvolvimento do Setor Metalmecânico”.

 O evento acontecerá em Maringá, no dia 23 de abril, às 19 horas, no Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica. A iniciativa visa disseminar a cultura da inovação e tornar as empresas do setor mais competitivas, bem como diminuir os custos do produto final e articular o setor produtivo e gerador de conhecimento. De acordo com estimativas do Sindimetal, a região de Maringá possui em torno de 1,2 mil empresas neste setor.

 A iniciativa contemplará a participação de 50 empresas e contará com um investimento de R$ 1 milhão, a ser empregado em diferentes ações durante um período de dois anos. O Sebrae/PR será o responsável por custear 80% do valor, por meio do Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, enquanto os demais 20% ficarão a cargo dos empreendimentos participantes.

 O gerente regional do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, explica que a entidade sempre esteve envolvida com iniciativas ligadas ao setor metalmecânico. “Desta vez, queremos intensificar o trabalho para posicionar melhor o setor dentro do ecossistema de Maringá. O Projeto focará em ações de inovação e tecnologia, que são aquelas que fazem mais diferença nas empresas e que as fortalecem no mercado.”

 Presidente do Sindimetal, Carlos Walter Martins Pedro enxerga a iniciativa como uma maneira de reposicionamento, assim como oportunidade de melhorias efetivas nos processos das micro e pequenas indústrias do setor. “Os pequenos negócios são a maioria das empresas e os que mais geram empregos no País. Oferecer este tipo de proposta, no atual cenário econômico, é proporcionar que estes negócios enfrentem bem as dificuldades e que prosperem após o período de tormenta”, avalia o dirigente.

 Lídia Gomes é coordenadora de Serviços Tecnológicos e Inovação do Senai em Maringá e reforça o compromisso do Senai em atuar no acesso e transferência de tecnologia e inovação para as micro e pequenas indústrias do segmento metalmecânico. “É fundamental para o Senai ser parceiro das indústrias em mais este projeto, que pode gerar resultados significativos no desenvolvimento local e regional”, afirma.

 Durante o Projeto, técnicos contratados pelo Sebrae/PR acompanharão os empresários na execução de suas propostas com foco em inovação e tecnologia, oferecendo suporte e orientação aos gestores de cada negócio.

 Participantes

 Podem participar do Projeto pequenas indústrias do setor metalmecânico, com faturamento de até 3,6 milhões em 2014. Os empresários interessados em saber mais da iniciativa podem participar do evento de lançamento, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 23, às 19 horas, no Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, que fica na Rua José Correia de Aguiar, nº 361, no Jardim Leblon. A presença deve ser confirmada pelo telefone (44) 3224-4186, com a Aline.

Fonte: Sebrae/PR

Deixe um comentário