Pesquisadores paranaenses e australianos debatem parcerias, nesta sexta-feira no Campus da Indústria

Pesquisadores, representantes de universidades e autoridades políticas do Paraná e do estado australiano de Victoria se reúnem nesta sexta-feira (24), a partir das 8h30, no Câmpus da Indústria na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), para discutir parcerias nas áreas de educação superior, pesquisas em planejamento urbano, água, ações para o desenvolvimento industrial e educação a distância. 

O Encontro entre Paraná e Victória – Educação para a América Latina terá a participação de uma comitiva formada por 40 australianos, liderada pelo ministro de Treinamento e Habilidades de Victoria, Steven Herbert. Participam da cerimônia de abertura do evento a vice-governadora Cida Borghetti, secretários de estado e reitores das universidades do Paraná. 

A Austrália possui um dos melhores sistemas de ensino superior e de pesquisa do mundo. As áreas de maior destaque na educação superior são ciências naturais e meio ambiente, tecnologia de informação, engenharias, arquitetura, ciências da saúde, administração e ciências sociais. O estado de Victoria tem dez universidades e 18 escolas de Ensino de Técnica e Complementar (Tafe). 

A educação internacional é a maior indústria de exportação do Estado de Victoria, gerando mais de 4,7 bilhões de dólares australianos em receita de exportação e cerca de 30 mil postos de trabalho. Existem mais de 150 mil alunos estrangeiros estudando nas instituições de ensino de Victoria. 

Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, é uma grande oportunidade para estreitar relações acadêmicas com as universidades australianas. “O sistema universitário da Austrália, em especial do estado de Victoria, tem instituições de excelência internacional e pode se tornar uma ótima opção para os alunos de graduação e pós-graduação das universidades brasileiras realizarem parte de seus estudos no exterior”, diz o secretário. O calendário escolar, que é o mesmo para os dois países, facilita a mobilidade para universidades e estudantes. 

INTERESSES COMUNS – O evento desta sexta-feira foi organizado com temas de interesse comuns entre os dois estados. Pela manhã serão assinados uma carta de intenções e um memorando de entendimento entre Paraná e Victoria. Ainda pela manhã estarão em pauta a educação superior, educação profissionalizante e parcerias internacionais. 

À tarde, quatro painéis integram a programação: o tema Planejamento Urbano e Questões Regionais será debatido a partir das 14h, na sala de convenções 1, por especialistas da Secretaria Estadual do Planejamento e Coordenação Geral, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), da Federation University Australia, da Universidade RMIT, da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos e da PUCPR. 

No mesmo horário, na sala de convenções 2, o tema Desenvolvimento de Sistemas que Respondem às Necessidades da Indústria será debatido por painelistas da Secretaria da Educação Profissional do Sesi, do Instituto LH Martin e da Victoria University. 

Na segunda parte dos painéis, a partir das 15h30, na sala de convenções 1, o debate gira em torno do tema Água. Participarão especialistas da Melbourne University, Deakin University, Monash University, UFPR e Senai. O gerenciamento da água é uma área de mútuo interesse, tanto no Brasil quanto em outros países na América Latina. Victoria é reconhecida por sua expertise nesse assunto e pela pela sua avançada indústria da água e políticas para esse setor. 

Na sala de convenções 2, acontece neste horário o painel Língua Inglesa e Educação a Distância, com a participação da equipe do Programa Paraná Fala Inglếs da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e painelistas da Deakin University, Swinburne University, da UFPR e do Chisholm Institute.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seplan

Deixe um comentário