Empresários, contadores e servidores conhecem Programa Empresa Fácil, em Maringá

Jucepar e Sebrae/PR promoveram, nesta semana, dois encontros para apresentar e orientar o uso do novo sistema de abertura, alteração e baixa de empresas no Paraná

EMPRESAFACILJUCEPAR1

 A partir do próximo dia 30 de abril, a abertura, a alteração e a baixa de empresas paranaenses será 100% online. A novidade, fruto do Programa Empresa Fácil Paraná, faz parte da implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no Estado. A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) e o Sebrae/PR, parceiros no Empresa Fácil, têm percorrido as principais regiões do Estado para apresentar o sistema e orientar empresários, contadores e servidores públicos, numa iniciativa de agilizar e facilitar a transição entre o modelo antigo e o novo.

 Nesta semana, quarta e quinta-feira, dias 22 de 23 de abril, a Jucepar e o Sebrae/PR receberam em Maringá interessados em conhecer de perto como funcionará o novo sistema. O encontro contou com a presença de profissionais da Vox Tecnologia, empresa que desenvolveu a página virtual e o armazenamento de dados para a Jucepar.

Para o consultor do Sebrae/PR, Carlos Alberto Facco, que coordena a implantação da Redesim na região noroeste paranaense, o Programa Empresa Fácil vem ao encontro de uma antiga necessidade, de desburocratizar o processo de abertura e fechamento de empresas no País. “O Brasil destaca-se, negativamente, no cenário mundial como uma das nações que mais demora para se abrir uma empresa, a média nacional é de 117 dias. Isso se deve ao grande número de instituições envolvidas no processo e das rigorosas análises de riscos”, acredita.

Facco afirma que a maior parte dos processos burocráticos está instalada nas prefeituras. “São nesses espaços, para mudar essa cultura, onde estamos fazendo as principais articulações. Cada prefeitura possui o seu sistema de cadastro e sua legislação para controle dos negócios. Estamos realizando contatos com prefeitos e secretários municipais para disseminar a informação e facilitar a implantação nos municípios”, destaca o consultor.

 Para a contadora Dilenia Rampazzo, o novo sistema vem para trazer muitas vantagens. “No início, será um pouco difícil, mas sei que contaremos com o apoio da Jucepar e do Sebrae/PR. Após a adaptação, acredito que teremos muita agilidade e facilidade”, aposta ela, confiante.

 Regiane Garcia planeja abrir ainda no primeiro semestre deste ano uma empresa no ramo da confecção.  Antes de oficializar seu negócio, ela e o marido optaram por buscar informações, conhecer as facilidades e desafios que enfrentarão na nova jornada. “Eu imaginava que era difícil abrir meu negócio, mas não que seria tão difícil. Estou super otimista com esta mudança e espero que tudo ocorra de maneira mais simples e fácil”, declara.

 Saiba mais

 O Programa Empresa Fácil (www.empresafacil.pr.gov.br) integrará informações do governo federal, dos 399 municípios paranaenses, assim como de órgãos, como Jucepar, Receita Estadual, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Polícia Civil, numa base de dados única. “A intenção é trazer segurança, agilidade e simplicidade aos processos de abertura, alteração e fechamento de empresas”, reforça o coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha. Até o momento, segundo ele, 35 cidades paranaenses já estão em fase de implantação da Redesim. A expectativa, de acordo com Padilha, é que, até o final de 2016, o sistema esteja funcionando nos 399 municípios.

 Fonte: Sebrae/PR

Deixe um comentário