Índice Nacional de Expectativa do Consumidor cai em abril e alcança menor patamar desde junho de 2001

Brasileiros continuam preocupados com a inflação e o desemprego, mostra pesquisa da CNI. Com o aumento do pessimismo, população pretende reduzir as compras de maior valor

INEC_27-04

Depois da leve melhora em março, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) caiu 1% em abril frente ao mês anterior e alcançou o menor patamar desde junho de 2001. “Com isso, o INEC acumula queda de 9,3% no ano e está 8,9% menor do que o registrado em abril de 2014”, informa o estudo divulgado nesta segunda-feira (27),  pelaConfederação Nacional da Indústria (CNI).

O aumento no pessimismo da população é resultado da maior preocupação com a inflação e o desemprego. Neste mês, o índice de expectativa da inflação para os próximos três meses caiu 4,4% e o de desemprego recuou 9,8% em relação a março. Quanto menor do indicador, maior é a preocupação da população com a evolução dos preços e da oferta de emprego. No mesmo período, o índice de compras de bens de maior valor recuou 7,5%.

Mesmo assim, a pesquisa mostra que a percepção dos brasileiros em relação à situação financeira atual melhorou um pouco. O indicador de situação financeira aumentou 7,7% em abril e o de endividamento subiu 0,3% frente a março. O índice de expectativa para a renda pessoal nos próximos três meses aumentou 11,9% em relação ao mês anterior, mas continua 8,9% inferior ao registrado em abril do ano passado.

SAIBA MAIS – Feito em parceria com o Ibope, o INEC deste mês ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre 9 e 13 de abril. Acesse a página do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) para todos os detalhes da publicação.

Por Verene Wolke
Da Agência CNI de Notícias

Deixe um comentário