IRPF 2015: contribuintes já podem consultar extrato para corrigir pendências

Prazo para entregar a declaração começa em 2 de março e termina em 30 de abril Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os contribuintes já podem consultar se há pendências em sua declaração do Imposto de Renda e realizar as devidas alterações. De acordo com a Receita Federal, as 27.895.994 declarações enviadas dentro do prazo, que terminou no dia 30 de abril, já foram processadas, de modo que todos esses contribuintes já conseguem consultar o status de sua declaração.

Quem identificar algum erro, deve fazer a retificação para não cair na malha fina. Segundo a Receita Federal, 937.939 declarações ficaram retidas em malha fiscal no ano passado. Os principais motivos de retenção das declarações de Imposto de Renda são a omissão de rendimentos, valores de despesas médicas diferentes dos valores informados nos recibos, valores de gastos com educação incluindo cursos livres (como cursos de inglês e dança), que não são considerados despesas dedutíveis, inclusão de dependentes que não se encaixam nos critérios aceitos pela Receita, erro na dedução com doações e erros de digitação. Em grande parte desses casos, o próprio contribuinte poderia ter regularizado a sua pendência, o que evitaria a retenção.

Para ter acesso ao extrato do processamento da declaração, o contribuinte deve acessar a página do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Para utilizar o e-CAC, o contribuinte precisa ter um código de acesso gerado na própria página da Receita ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código, terá que informar o número do recibo de entrega das declarações de imposto de Renda dos dois últimos exercícios.

* Com informações da Receita Federal

Fonte: Portal EBC

Deixe um comentário