Atividade cai ainda mais e emprego na indústria recua 0,9%, informa CNI

Indicadores Industriais de maio mostram que as horas trabalhadas na produção diminuíram 0,5%, a utilização da capacidade instalada recuou para 80,1% e o rendimento médio do trabalhador caiu 0,3%

LATINHAS

Foto: Divulgação

O desempenho da indústria em maio aprofundou ainda mais a retração da atividade e do emprego no setor. Embora o faturamento da indústria tenha aumentado 1,6%, os demais indicadores caíram em maio na comparação com abril, na série livre de influências sazonais. As horas trabalhadas na produção diminuíram 0,5%, enquanto o nível de utilização da capacidade instalada recuou 0,4 ponto percentual e ficou em 80,1%, informa a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta quinta-feira (2), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O estudo lembra que o aumento de 1,6% no faturamento foi insuficiente para compensar a queda de 6,1% registrada em abril. Na comparação com maio do ano passado, o faturamento teve redução de 10,1%. Nas horas trabalhadas na produção, a retração alcança 10,2%, também na comparação em 12 meses. O nível de utilização da capacidade instalada é 1,1 ponto percentual inferior ao de maio de 2014.

As sucessivas quedas na atividade industrial atingiram em cheio o mercado de trabalho. O emprego caiu 0,9%, a massa real de salários diminuiu 1,2% e o rendimento médio do trabalhador recuou 0,3% em maio frente a abril, na série livre de influências sazonais. Foi o terceiro mês consecutivo de retração do rendimento real do trabalhador.

Na comparação com maio do ano passado, o emprego recuou 5,6%, a massa real de salários diminuiu 5,9% e o rendimento médio real do trabalhador caiu 0,4%. “A economia está em recessão e os trabalhadores estão sendo penalizados pela redução do emprego e a queda no rendimento”, afirma o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

INFOGRÁFICO – A partir de agora, os infográficos que ilustram as reportagens sobre pesquisas da CNI são dinâmicos. Para visualizar os dados, basta mover o mouse sobre o mês desejado (em desktops) ou clicar, no caso de tablets e smartphones. O infográfico mostra a evolução do índice ao longo do último ano. Boa navegação!

SAIBA MAIS
– Acesse a página dos Indicadores Industriais para todos os detalhes sobre a pesquisa.

Por Verene Wolke
Da Agência CNI de Notícias

Deixe um comentário