Medo do desemprego aumenta 5,4% em junho e atinge maior nível desde setembro de 1999

Pesquisa confirma o pessimismo dos brasileiros em relação ao mercado de trabalho. Refletindo o aprofundamento da crise, o Índice de Satisfação com a Vida recuou 7,3% frente a junho do ano passado

Foto: CNI

Foto: CNI

O Índice de Medo do Desemprego aumentou 5,4% em junho na comparação com março e alcançou o maior nível desde setembro de 1999. “As expectativas da população em relação ao mercado de trabalho continuam se deteriorando”, informa a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (3), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação com junho do ano passado, o indicador aumentou 36,8%.

O estudo mostra ainda que o Índice de Satisfação com a Vida melhorou um pouco em junho. O indicador aumentou 1% em relação a março. Mas isso não foi suficiente para reverter a tendência de queda. Na comparação com junho de 2014, o índice registra retração de 7,3%.  “Os indicadores refletem o aprofundamento da crise, ou seja, a maior dificuldade de conseguir um emprego e a inflação alta”, afirma o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre 18 e 21 de junho de 2015.

INFOGRÁFICO – A partir de agora, os infográficos que ilustram as reportagens sobre pesquisas da CNI são dinâmicos. Para visualizar os dados, basta mover o mouse sobre o mês desejado. O infográfico mostra a evolução do índice ao longo do tempo. Boa navegação!

SAIBA MAIS – Acesse a página dos Índices de Medo do Desemprego e Satisfação com a Vida para todos os detalhes da publicação.

Da Agência CNI de Notícias

Deixe um comentário