Atendendo hoje a sete clientes industriais do setor cerâmico em Campo Largo, a Compagas (Companhia Paranaense de Gás) marca presença na 25ª Edição da Feira da Louça, que acontece de 3 a 13 de setembro no município.
Organizada pelo Sindilouça-PR, a mostra tem por objetivo apresentar ao público a produção do maior polo cerâmico paranaense e é um dos principais eventos do gênero, inserida na agenda de eventos e turismo nacional.
As sete indústrias cerâmicas atendidas pela Compagas consomem juntas cerca de 95 mil m³/dia de gás natural. De acordo com o gerente do segmento industrial da companhia, Justino Pinho, o gás natural é um insumo importante para os ceramistas e atribui características únicas às peças. “A queima da cerâmica e da porcelana feita com gás natural confere maior qualidade e beleza aos produtos”, diz. Segundo ele, o gás natural oferece uma queima mais limpa e que não deixa resíduos nas louças, por isso as peças ficam com melhor acabamento. Para as indústrias de cerâmica e porcelana, o gás natural apresenta maior segurança no processo de queima, maior eficiência e produtividade, além de contribuir para a menor emissão de poluentes da natureza.
O polo cerâmico de Campo Largo é líder nacional em produção. As indústrias instaladas na região fabricam 90% das porcelanas brancas de mesa nacional, 83% das porcelanas da América Latina, 40% das cerâmicas de mesa nacional, 40% das cerâmicas para eletromecânica e ainda 14 milhões de metros quadrados de pisos e revestimentos ao ano. O setor exporta entre 25% a 40% de sua produção e atende os mercados europeu, dos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Caribe, México e países do Mercosul.
GNV NA FEIRA – Em seu estande no evento, a Compagas vai apresentar todas as vantagens do Gás Natural Veicular (GNV). A companhia levará materiais que demonstram os benefícios do uso do combustível e técnicos estarão à disposição para tirar dúvidas dos visitantes.
A COMPAGAS – A concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná completou 20 anos em 2014. Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%.
Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).
Atualmente, a Compagas conta com mais de 29 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 15 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Paranaguá, Cambé e Londrina.
Fonte: Compagas
