Cidades do Mercosul discutem fomento do turismo na região

Prefeituras, setores empresariais e acadêmicos discutem o turismo na região do Mercosul durante o 9º Congresso de Turismo das Mercocidades, que teve início nesta quarta-feira (16) em Curitiba. Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Prefeituras, setores empresariais e acadêmicos discutem o turismo na região do Mercosul durante o 9º Congresso de Turismo das Mercocidades, que teve início nesta quarta-feira (16) em Curitiba. Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Prefeituras, setores empresariais e acadêmicos discutem o turismo na região do Mercosul durante o 9º Congresso de Turismo das Mercocidades, que teve início nesta quarta-feira (16) em Curitiba. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou da abertura do congresso.

Debatendo o tema “Turismo sem fronteiras para o próximo quinquênio (2016-2021)”, o evento reúne entidades públicas e privadas de diversos estados brasileiros e de países sulamericanos, principalmente da Argentina e Uruguai. O evento marcará também o início das atividades do Instituto de Turismo das Mercocidades (ITM), criado oficialmente em junho deste ano, em Foz do Iguaçu, durante reunião da Rede Mercocidades.

Gustavo Fruet ressaltou a vocação de Curitiba como uma cidade prestadora de serviço e a importância do turismo para a capital paranaense, inclusive devido à arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS).  Atualmente quase 80% do PIB municipal é vinculado a prestação de serviços.

Incentivar a troca de informações com outras cidades e países buscando ampliar o número de eventos na cidade e consequentemente o número de visitantes é um desafio permanente da atual administração de Curitiba.  “É importante fortalecer Curitiba como uma cidade prestadora de serviço e entender que o Mercosul tem um papel de integração que vai muito além de aspectos culturais e históricos. Cada vez mais o aspecto econômico é decisivo e o turismo e a prestação de serviços são prioritários nesta relação. É importantíssima a instalação do Instituto Mercocidades porque fortalece essa ligação. É um privilégio para a cidade receber este evento, reafirmando o compromisso de Curitiba na qualidade de serviços dentre as cidades brasileiras”, disse Fruet.

Para o presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur), Caique Ferrante, o congresso, que tem duração de dois dias, representa uma importante ferramenta para divulgação entre os participantes e uma possibilidade de fomentar ainda mais o turismo na América do Sul. “O turismo é um ferramenta para que os municípios consigam trazer mais recursos para seus cofres. Temos um levantamento que aponta que o turismo impacta em aproximadamente 52 segmentos da sociedade, seja comércio, hotelaria, gastronomia e assim por diante. Muitos países também têm buscado no turismo uma saída para crises econômicas. Temos de encarar desta forma também no Brasil e no estado do Paraná”, comentou.

Durante o Congresso Internacional, cuja realização é uma parceria do Ctur, Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) e Fecomércio-PR,  será analisado o Instituto Mercocidades como ferramenta de gestão do projeto “Turismo sem fronteiras” e também debatidas ações a serem implantadas para melhorar as condições de infraestrutura dos destinos turísticos e melhorar a conectividade dos países/cidades integrantes da Rede de Mercocidades com o exterior.

Durante o encontro serão mostradas experiências do turismo regional, com ênfase no turismo gastronômico, religioso e criativo, que podem ser replicadas para a integração dos circuitos inter-regionais entre os participantes da Rede, inclusive com a apresentação da diretora de turismo de Curitiba, Cristiane Santos, sobre o tema “Estratégias de Marketing para o turismo sem fronteiras”.

Conforme projeção de estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) nos próximos 15 anos ocorrerá um aumento de 8% no número de turistas na América do Sul e, para tanto, há necessidade de se discutir e definir estratégias para aproveitar de forma positiva esse aumento de demanda.

Para o presidente da Fecomércio-Paraná, Darci Piana, o crescimento do turismo na América do Sul é uma realidade e chegou o momento de discutir os problemas comuns e de ampliar o relacionamento das cidades integrantes do Instituto Mercocidades.

Também é o momento de agir com mais criatividade para fomentar o turismo entre os participantes da rede, destacou Adonai Aires de Arruda Filho, presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau. “O Turismo é uma saída para a economia dos países”, disse. Segundo Arruda Filho, apesar de Curitiba ser considerada um dos principais polos de turismo de evento e negócios do País, a capital paranaense também tem muitos atrativos para encantar os turistas de lazer. “Temos dados que apontam que 42% dos turistas que vieram para Curitiba no último ano, vieram a lazer”, complementou.

Também participaram da abertura do Congresso Internacional o secretário de Turismo de Porto Alegre e coordenador da UTT rede Mercocidades, Luiz Fernando Moraes, a diretora-geral do Turismo de Buenos Aires (Argentina), Monica Kapusta, o secretário estadual de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, e o deputado estadual Chico Brasileiro, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Rede

Curitiba integra a Rede de Mercocidades com outras 20 cidades do Mercosul e participa ativamente da Unidade Temática de Turismo (UTT) da entidade.

Entre as funções da Rede de Mercocidades, que envolve importantes capitais sulamericanas como Buenos Aires e Montevideo, está desenvolver ações de marketing para o crescimento de fluxo turístico entre seus associados.

Fonte: SMCS

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