Congresso reúne empresas francesas e brasileiras para tratar da mobilidade inteligente

Foto: Maurilio Cheli/SMCS (arquivo)

Foto: Maurilio Cheli/SMCS (arquivo)

A Prefeitura de Curitiba e a Business France – agência francesa de apoio à internacionalização da economia francesa – irão promover nesta sexta-feira (18) o Congresso Franco-Brasileiro de Mobilidade Inteligente. O evento, que ocorrerá no Salão de Atos do Parque Barigui, irá abordar temas como como o transporte de passageiros e de cargas, sistemas inteligentes e novas tecnologias, segurança e demais áreas relacionados à mobilidade urbana, rodoviária, ferroviária e aeroespacial.

O encontro será aberto pelo presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, que falará sobre mobilidade sustentável e as soluções que estão sendo adotadas em Curitiba.

“Apesar dos desafios que temos, sem sombra de dúvida Curitiba possui o melhor transporte coletivo do País e não se pode falar mobilidade sem falar em transporte público. O maior desafio agora é manter a vanguarda, oferecer um atendimento cada vez melhor, ampliar o alcance e a capacidade da Rede Integrada de Transporte utilizando para isso as novas tecnologias como a eletromobilidade; e os novos modais, como o metrô e o incentivo ao uso da bicicleta”.

Gregório lembrou que Curitiba está iniciando a implantação de projetos que vão significar o maior investimento feito em mobilidade na história da cidade. São R$ 5,2 bilhões previstos para o metrô, a conclusão da Linha Verde, com implantação de mais duas linhas do Linha Direta Expresso (Ligeirão) e requalificação do Linha Direta (Ligeirinho) Inter 2. Também está a caminho, com obras em fase de licitação, o Ligeirão Leste/Oeste, que vai ligar a Cidade Industrial de Curitiba ao bairro Centenário, na outra ponta da cidade.

O secretário de Planejamento e Administração falará em seguida sobre o projeto do metrô e a necessidade de se investir numa cidade multimodal. “As projeções indicam que o eixo Norte-Sul atingirá uma demanda de 400 mil pessoas por dia, e é preciso um modal de alta capacidade para atende-la”, afirmou. “Estamos projetando uma cidade multimodal, que terá o BRT, o metrô, o ônibus convencional, a bicicleta”

De acordo com os organizadores franceses, ao reunir empresas e setores ligados ao Sistema Fiep, a expectativa é aumentar a atratividade e a imagem econômica da França, suas empresas e seus territórios, por atores estratégicos do Brasil que estiverem presentes no Congresso.

Congresso Franco-Brasileiro de Mobilidade Inteligente
Local: Salão de Atos do Parque Barigui
Data: sexta-feira, 18 de setembro
Horário: das 8h30 às 12h45

Deixe um comentário