ID Fashion, iniciativa da Fiep, é apresentado para jornalistas e comunidade da moda; programação contará com desfiles, laboratórios de moda e exposições interativas
Para promover a identidade da moda paranaense, foi lançado nesta semana, no dia 15 de setembro, o evento ID Fashion, idealizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), com o patrocínio do Sebrae/PR e empresas parceiras. Durante o lançamento, foram apresentadas as empresas participantes e toda a programação do evento, que acontece nos dias 28 e 29 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.
Ao todo, 17 marcas do Estado participam do ID Fashion e apresentarão suas coleções para o Outono/Inverno 2016 em duas frentes: no Catwalk (desfiles) e no Living Lab (Laboratório Vivo de Moda). Além disso, acontecem outras atrações interativas, como o User Experience, que vai mostrar o processo de criação e confecção da indústria, e o Body Scanner, um aparelho trazido pelo Senai do Rio de Janeiro, para aferir as medidas do corpo dos visitantes que passarem por ele.
Entre as marcas paranaenses participantes, sete são clientes dos projetos ligados à indústria da moda do Sebrae/PR. A marca Vale da Seda, de Maringá, e a Stooge, de Apucarana, são exemplos de clientes do Sebrae/PR que apresentarão suas coleções no ID Fashion. Em busca de reconhecimento da moda alternativa, Paty Oliveira, designer e proprietária da Stooge, pretende apresentar nos desfiles e no laboratório de moda suas peças de modelos e estampas exclusivas. Já a Vale da Seda leva à passarela sua grande novidade, a Renda Paraná – feita com tricô aberto e 100% seda. “Queremos ser vistos por potenciais parceiros e empresas de moda do Brasil”, destaca João Berdu Garcia Jr.
Representando a Diretoria Executiva do Sebrae/PR, o gerente de Negócios Competitivos, Agnaldo Castanharo, e a coordenadora estadual do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, também conferiram o lançamento do ID Fashionno Campus da Indústria, na Capital. Para ambos, o diferencial desse evento é a aposta em desenvolver o lado criativo das indústrias de moda e a competitividade desse mercado. “Além de criar peças novas, é preciso produzir e colocar no mercado em tempo hábil, para que haja a competitividade”, afirma Castanharo.
“O evento possui uma proposta inovadora e está alinhado com a nossa estratégia estadual de potencialização da indústria da moda. Acreditamos que o ID Fashion é uma plataforma de aprendizado para os empresários, gerado pelofeedback e interação direta entre a marca, consumidores, jornalistas, formadores de opinião e especialistas”, comenta Carla.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Sebrae/PR
