Consultorias, orientações, palestras, seminários e conteúdo digital são algumas das ações promovidas pelo Sebrae/PR para marcar o Movimento Compre do Pequeno Negócio em todo o Estado; para participar, empresários de micro e pequenas empresas precisam indicar CNPJ
O Sebrae/PR promove, a partir desta semana, uma série de atendimentos gratuitos e ações concentradas em todo o Estado com a marca do Movimento Compre do Pequeno Negócio. A iniciativa tem como objetivos valorizar os pequenos negócios e estimular a compra consciente pela sociedade de produtos e serviços oferecidos por micro e pequenas empresas.
Estão previstas, nos próximos dias, inúmeras atividades nos escritórios da entidade, nos Pontos de Atendimento e em locais de fácil acesso público, voltadas exclusivamente aos empresários de micro e pequenas empresas e com objetivo de prepará-los para um mercado cada vez mais competitivo e, ao mesmo tempo, ajudar a movimentar a economia local.
São consultorias, orientações, palestras, seminários e e-books enviados digitalmente. Os empresários serão orientados sobre vendas, finanças, mídias sociais, inovação e sustentabilidade. E na data que marca o Movimento, 5 de outubro, que é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, a intenção é que os empresários fiquem nas empresas e se dediquem integralmente aos clientes, implementando ações que possam surpreendê-los.
Dentre os eventos no Paraná, além das consultorias e orientações, os empresários de pequenos negócios podem participar dos “Seminários Papo de Varejo”, em que palestrantes nacionais viajam pelas principais áreas comerciais do Estado, a bordo de uma van identificada como do Movimento, dando dicas e convidando os comerciantes para participarem de seminários sobre o que se pode fazer nas lojas do pequeno varejo para alavancar as vendas.
Os “Seminários Papo de Varejo” são compostos por quatro palestras presenciais e uma a distância, com foco em temas como tendências de varejo, tecnologia, comportamento de venda, planejamento em momento de crise. A van já está na estrada desde o dia 15 de setembro e, ao final, visitará um total de 11 cidades paranaenses até o dia 30 deste mês.
Além de focar no comércio varejista, o Movimento Compre do Pequeno também pretende estimular ainda mais a participação das micro e pequenas empresas em processos de licitação, compras públicas e governamentais. De acordo com Márcia Giubertoni, consultora do Sebrae/PR, a programação estadual inclui palestras específicas sobre o tema, para empresários e gestores públicos, a fim de prepará-los tanto para a compra quanto para a venda.
“A intenção é qualificá-los e promover o que chamamos de ‘Encontros de Oportunidades’ entre gestores públicos e empresários, para que haja uma aproximação inicial e uma futura parceria comercial entre eles. O mercado de compras públicas movimenta bilhões de reais/ano e é uma excelente alternativa para promover o desenvolvimento local”, explica Márcia.
Outra atração que vai esquentar o Movimento Compre do Pequeno nesta semana é o “Escute o Especialista”, que consiste em seminários sobre marketing, economia e criatividade, transmitidos diretamente de Curitiba para 26 dos 32 Pontos de Atendimento do Paraná, fruto da parceria do Sebrae/PR e associações comerciais e empresariais com objetivo de levar os empresários à troca de experiências, em um momento de cautela com a economia.
Nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, o “Escute o Especialista” será com o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins. Ele vai abordar em sua palestra o contexto econômico atual pelo qual o Brasil passa, partindo de um viés positivo. No dia 1º de outubro, o bate-papo com os empreendedores será sobre criatividade, com o especialista Gian Martinez.
A partir do dia 28 de setembro, acontecem ainda uma série de eventos online mostrando aos empresários paranaenses maneiras de transformar crises em oportunidades. A primeira palestra online será sobre como os conceitos do mercado de luxo podem ajudar os pequenos negócios a superar crises, com o palestrante Ferreirinha. No dia 29, é a vez de falar sobre o varejo pelo mundo, com Renato de Castro. No dia 30, o tema é vendas na internet, com Tiago Dalvi E no dia 1° de outubro, o debate gira em torno da economia e como superar a crise.
Curitiba, Colombo e São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, também estão no roteiro do Movimento Compre do Pequeno. “Com o seminário ‘Crise, um chamado para a inovação’, a ideia é mostrar aos empresários que esse é o momento certo de criar alternativas e soluções inovadoras para superar a crise e aprender com ela”, destaca a consultora Márcia Giubertoni.
Nomes como os da jornalista Salete Lemos; do economista, jornalista e articulista da Globo News, Ricardo Amorim, e o bicampeão olímpico de vôlei Giovane Gávio estão entre os palestrantes que visitarão essas cidades nos dias 23, 24 e 27 de setembro, respectivamente, para falar, de uma maneira geral, sobre qual deve ser o comportamento das micro e pequenas empresas frente ao cenário econômico e como perceber as oportunidades nesse momento.
Para conhecer a agenda completa dos eventos e se inscrever, os empresários devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/PR, pelo 0800 570 0800, ou diretamente nos Pontos de Atendimento instalados nos municípios. Os eventos são gratuitos, mas é preciso indicar um número no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para participar. As informações do Movimento podem ser obtidas pelo www.compredopequeno.com.br.
Dia D do Movimento
Na opinião de Márcia Giubertoni, do Sebrae/PR, são várias as razões pelas quais a sociedade deve estar engajada em valorizar e consumir dos pequenos negócios. “As pequenas empresas possuem mais proximidade com o consumidor, geram renda e emprego para a região onde estão instaladas e se adaptam às mudanças e desafios com mais facilidade. Promover esse tipo de consumo significa ganhos para toda a economia, e ajuda a estabelecer um comércio mais justo”, afirma Márcia.
O ponto alto da programação será o 5 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, numa referência ao início da vigência do primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte no Brasil, em 1999. No dia 3 de outubro, sábado, ruas comerciais de 22 cidades paranaenses estarão enfeitadas com a marca Compre do Pequeno Negócio, chamando a atenção dos consumidores. Mesma movimentação deve ocorrer no dia 5. “A intenção é que os empresários estejam preparados para receber e que a sociedade seja estimulada a dar preferência aos pequenos”, finaliza Márcia Giubertoni.
Fonte: Sebrae/PR