Indicadores Industriais mostram que as horas trabalhadas no setor tiveram queda de 10,3% e emprego recuou 6,1% no ano passado

Linha de montagem GM
“Foi um ano bastante negativo para a indústria”, disse o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco. Os dados mostram que a queda da indústria em 2015 foi mais forte do que a registrada em 2009, ano em que a economia brasileira enfrentou os efeitos da crise financeira mundial. Em 2009, por exemplo, o faturamento da indústria caiu 4,7% e as horas trabalhadas na produção diminuíram 7,7% em relação a 2008.
Para Castelo Branco, não há perspectiva de melhora deste quadro no curto prazo. “A expectativa é de nova queda em 2016”, afirmou o economista. Segundo ele, a retomada da produção será lenta e depende do ajuste fiscal e de reformas estruturais que reduzam os custos e aumentem a produtividade das empresas. Entre as reformas defendidas pela CNI estão a simplificação do sistema tributário, a modernização das relações do trabalho e a revisão das regras da Previdência Social.
EMPREGO E HORAS TRABALHADAS – Em dezembro, os índices de emprego e de horas trabalhadas tiveram queda pelo 11º mês consecutivo. Enquanto o emprego retraiu 0,2% na comparação com novembro, na série livre de efeitos sazonais, as horas trabalhadas reduziram 0,9% no período. Já o faturamento ficou 0,6% abaixo do registrado em novembro.
Conforme a pesquisa, embora a utilização da capacidade instalada tenha crescido 0,2 ponto percentual em dezembro frente a novembro, a ociosidade na indústria continuou elevada. O setor operou, em média, com apenas 77,5% da capacidade instalada na série sem influências sazonais. A massa salarial diminuiu 0,2% em dezembro frente a novembro, na série dessazonalizada. Já o rendimento do trabalhador cresceu 0,8% na mesma comparação.
Por Maria José Rodrigues
Gostou? Compartilhe!
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp