Copel inaugura nova subestação para reforçar sistema de Curitiba

COPEL INAUGURA SUBESTAÇÃO NO BOM RETIRO, EM CURITIBA.

O diretor de distribuição da Copel, Antonio Guetter, inaugurou nesta quinta-feira (18), em Curitiba, a subestação Bom Retiro e duas linhas de transmissão que vão conectá-la às subestações Pilarzinho e Alto da Glória. Curitiba. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

A Copel inaugurou nesta quinta-feira (18), em Curitiba, a subestação Bom Retiro e duas linhas de transmissão que vão conectá-la às subestações Pilarzinho e Alto da Glória. O empreendimento recebeu R$ 30 milhões de investimentos para reforçar o sistema elétrico da Capital e contribuir para melhorar a qualidade de fornecimento de energia na região, já que irá aliviar a carga de outras subestações.

Inaugurada um mês após a SE Jardim das Américas, também na capital paranaense, a nova unidade deixa o sistema elétrico de Curitiba ainda mais seguro e estável, pois serve como uma alternativa de desvio de fluxo de carga, prevenindo o corte no fornecimento de energia aos consumidores em caso de contingências. “O reforço aumenta a confiabilidade da rede. Em casos de intempéries, como alguma descarga que interrompa o fornecimento, a retomada de energia é muito mais rápida”, explicou o diretor-presidente da Copel Distribuição, Antonio Guetter.

NOVAS INFRAESTRUTURAS – Ao mesmo tempo, a subestação contribui para o desenvolvimento econômico da cidade, ao prover energia com mais qualidade e permitir a ligação de novas residências e empreendimentos comerciais. “As obras de infraestrutura precisam acompanhar o crescimento da cidade. Quanto maior a população, maior é o número de indústrias e de comércio, e é preciso prover melhores infraestruturas para atender esta demanda”, disse.

De acordo com Guetter, à medida que a população cresce e o consumo aumenta, a Copel precisa expandir a rede elétrica e modernizar a infraestrutura do sistema, para garantir energia a todos e subsidiar a construção de hospitais, escolas e indústrias.

O diretor da Copel Distribuição também ressaltou que a companhia fará um investimento recorde de R$ 3 bilhões neste ano, atendendo também as áreas de geração e transmissão de energia. “Vamos continuar a trabalhar duro para garantir investimentos e demonstrar que o Paraná é referência em qualidade de atendimento e fornecimento de energia”, afirmou.

SEGURANÇA – Localizada na Rua Euclides Bandeira, 1851, a Subestação Bom Retiro é do tipo abrigada – instalada dentro de um edifício – e isolada a gás (GIS), ocupando uma área compacta. Essas características conferem maior segurança ao funcionamento da unidade, que não fica exposta, como as subestações convencionais externas.

“Além de mais segura, a subestação do tipo abrigada é bastante compacta, até dez vezes menor que uma subestação convencional e com uma qualidade superior”, explicou o superintendente de Engenharia e Expensão da Copel, Fernando Grupelli.

Fonte: AENotícias

Deixe um comentário