Boqueirão recebe o sétimo Espaço Empreendedor da cidade

00178901

Empreendedores da Regional Boqueirão passam a contar com orientação para investimento, capacitação e consultoria para acesso ao crédito com a inauguração do sétimo Espaço Empreendedor da cidade nesta quarta-feira, (23). O programa da Agência Curitiba de Desenvolvimento oferece apoio ao pequeno, médio e microempreendor individual. O prefeito Gustavo Fruet participou da cerimônia de inauguração, como parte dos eventos comemorativos ao aniversário de 323 anos de Curitiba.

“Curitiba é uma das poucas cidades que tem saldo positivo no emprego. Até o final desta gestão, todas as regionais terão um Espaço Empreendedor que auxiliará na formalização e no crescimento das micro e pequenas empresas” disse o prefeito Gustavo Fruet.

Os espaços fazem parte do programa Curitiba Empreendedora, que tem como objetivo fortalecer a base empresarial e estimular o empreendedorismo a partir do uso de mecanismos de fomento e apoio, capacitações e consultorias, auxiliando na formalização de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. O atendimento é gratuito e em parceria com o Sebrae/PR.

“Tenho certeza que este será o primeiro lugar em atendimento ao micro e pequeno empresário da cidade, pois a Regional Boqueirão apresenta grande vitalidade empresarial. É um grande polo nas áreas de panificação, têxtil e confecções, metal, mecânico e automotivo. É uma região de empresas de médio porte já consolidadas e que o Espaço Empreendedor e, principalmente, a oferta do microcrédito orientado, vai auxiliar e muito o crescimento dessas empresas”, disse a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino.

“No grande Boqueirão ainda há vários nichos de mercado para serem explorados, como o de diagnóstico médico e área de eventos. O Espaço, junto como Sebrae, fará a diferença”, destacou a presidente da Associação de Empresários do Grande Boqueirão, Cida Vyllanova.

Abrir um espaço dedicado à orientação do empreendedor ajuda quem procura uma alternativa de renda na crise. “Essa iniciativa da gestão municipal é fundamental nesse momento econômico que o Brasil está vivendo. A oferta de informação, pesquisa e crédito vem de encontro às necessidades dos empreendedores. Saliento que em uma época de crise, também é uma época grandes oportunidades” disse Enzo Bergamaschi, conselheiro de relações institucionais da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria.

Balanço

Em 2015, a Agência Curitiba de Desenvolvimento realizou 64 mil atendimentos, 15 mil – ou 23% – a mais do que a meta estabelecida para o período. Na avaliação de Gina, o volume de atendimentos está ligado à qualidade dos serviços ofertados.

Mais de 3 mil pessoas procuraram as unidades do Espaço Empreendedor e os escritórios descentralizados da Agência Curitiba no ano passado para participar das capacitações gratuitas, realizadas no período noturno em parceria com o Sebrae/PR. No balanço anual, também foram registradas 800 consultorias personalizadas e 500 encaminhamentos de acesso a microcrédito, em que micro e pequenos empresários podem receber entre R$ 300 e R$ 15 mil, conforme avaliação cadastral.

O primeiro Espaço Empreendedor foi implantado na Rua da Cidadania do Pinheirinho, em 2014, seguido das unidades nas regionais Portão, Boa Vista, Santa Felicidade, CIC e Tatuquara.

Participaram da inauguração do Espaço Empreendedor do Boqueirão, o administrador da Regional Boqueirão, Augusto Meyer Netto; os vereadores Giovani Fenandes, Julieta Reis; o gerente do Sebrae, Marcelo Castro; representante da Movera, José Neto; diretor executivo da Unicredi, Marcelo Martins; orientador da Caixa Crescer, Fábio Santana; representante da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosane Gonçalves; o cônsul da República do Perú, Luiz Henrique Sossela Costa Lima; representante da Fecomércio, Valter Xavier e o representante da Rede Condor de Supermercados, Vanclei Said.

Deixe um comentário