SESCAP-PR realiza coleta de lixo eletrônico nesta quinta-feira em Maringá

dscf4794

Uma das principais dúvidas do consumidor ao comprar um produto eletroeletrônico novo é o que fazer com o aparelho antigo. Muitas vezes, o equipamento em desuso acaba sendo descartado indevidamente no lixo comum. Para ajudar a população de Maringá a dar uma destinação correta para esse tipo de material, o SESCAP-PR realiza nesta quinta-feira, dia 16, a Campanha E-Lixo. A ação acontece na Praça Raposo Tavares, das 9 às 17 horas

A campanha tem como objetivo o recolhimento de materiais eletroeletrônicos para que sejam descartados corretamente, além de conscientizar a população quanto aos riscos oferecidos por esses produtos. A ação é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Maringá.

A diretora regional do SESCAP-PR Miram da Silva Braz explica que muitos aparelhos eletrônicos contêm substâncias tóxicas e se descartados de maneira incorreta, tornam-se um grave problema ambiental. “Dar um destino adequado para esses equipamentos faz parte de uma consciência cidadã”, reforça.

Destino do lixo

Todo material recolhido será destinado para a Coopercanção, que realiza a separação e destinação final dos resíduos eletrônicos. A cooperativa, especializada na triagem de materiais eletrônicos, conta com local licenciado pelo IAP, e gera emprego e recursos para famílias de baixa renda.

A campanha

A campanha E-Lixo foi lançada pelo SESCAP-PR, em 2011, para atender à demanda das mais de 35 mil empresas representadas pela entidade e geradoras deste tipo de resíduo. Com o passar do tempo, a campanha foi bem aceita e por isso aberta à população. Em seis anos, já foram recolhidas mais de 315 toneladas de resíduos, nas cidades de Arapongas, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Toledo e Umuarama.

O que descartar?

O lixo eletrônico é todo resíduo material proveniente de equipamentos eletroeletrônicos. Aproveite para descartar na campanha E-Lixo: computadores; monitores; televisores; rádios e equipamentos de som; aparelhos de telefone e celulares; aparelhos de fax; impressoras; câmeras fotográficas; aparelhos de vídeo; entre outros. Pilhas, baterias e lâmpadas não serão recolhidas.

Fonte: Sescap/PR

Deixe um comentário