Expectativa é de 15% de redução em média

Rede de transmissão de energia. ABr
Está na fase final o processo de revisão tarifária da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel. A divulgação dos novos valores das tarifas deve ocorrer até dia 28/06, após reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. A expectativa é que ocorra redução nas tarifas de todos os grupos de consumo – com fornecimento em alta e baixa tensão. A Companhia prevê uma redução média de 15%. Os consumidores com fornecimento em alta tensão (caso da maior parte das indústrias) deverão ter índice de redução ainda maior.
Ao contrário de 2015, quando o uso intensivo de termelétricas e o aumento de encargos causaram grande impacto nas faturas, a previsão é que a revisão tarifária de 2016 reduza a conta do consumidor final. Desde abril está sendo aplicada a “bandeira verde” pela ANEEL, sem adicional na fatura. O valor de compra de energia e a redução do custo da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético – encargo pago à Eletrobras) também devem contribuir para redução das tarifas.
Diferentemente dos reajustes anuais (quando a tarifa é reajustada levando em conta apenas os custos do ano anterior) a revisão tarifária é realizada de quatro em quatro anos e leva em consideração todos os aspectos econômicos que envolvem as concessionárias, os investimentos realizados e os custos operacionais.
As tarifas definidas pela ANEEL tem o objetivo de assegurar às concessionárias receitas suficientes para cobrir custos operacionais e realizar investimentos necessários à manutenção da qualidade do serviço prestado. Para realização deste cálculo a agência reguladora estuda os dados de todas as concessionárias, realizando comparativos entre as empresas e também com padrões internacionais. O processo de revisão tarifária da Cocel iniciou a cerca de um ano com a realização de auditorias pela ANEEL e também medições de consumo de grupos de consumidores, verificação de perdas técnicas e carga da rede de distribuição.
Fonte: Cocel