Em Maringá, Varejo Top Loja ajuda empreendedor a melhorar negócio

Marcelo Moreira Martins faz parte da primeira edição do Varejo Top Loja – Minimercados; com as mudanças implantadas em seu estabelecimento, viu as vendas aumentarem 50%

02

Marcelo Martins, empreendedor que apostou na inovação e colhe frutos. Foto:Rafael Moreschi

O empreendedor maringaense Marcelo Moreira Martins cresceu entre gôndolas e prateleiras de supermercados. Seu sonho sempre foi abrir seu próprio negócio e assim o fez, há quase sete anos. O mercado, com perfil tradicional, gerava bons retornos financeiros até que o Marcelo decidiu ir além e procurou o Sebrae/PR para se transformar como empresário e mudar seu estabelecimento. Um ano após ingressar no Programa Varejo Top Loja viu suas vendas aumentarem 50%.

Marcelo Martins integra o primeiro grupo de empresários que participa do Top Loja na cidade. O Programa, do Sebrae/PR e Federação do Comércio de Bens e Serviços do Paraná (Fecomércio PR), com apoio da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), capacita empresários em diversas áreas, como planejamento, finanças, liderança, marketing e processos eficazes, fortalecendo os empreendedores e seus negócios. A intenção é preparar os empreendedores de minimercados para o crescimento e conseguir competir com as grandes redes.

04

Marcelo Wolff, consultor do Sebrae/PR, Fernanda Martins, empreendedora, Marcelo Martins, empreendedor, e Luiz Carlos da Silva, gerente regional do Sebrae/PR posam na nova estrutura do mercado. Foto:Rafael Moreschi

Marcelo e a esposa, Fernanda Martins, contam que buscaram ingressar no Programa com a intenção de remodelar seu negócio. Nos primeiros módulos da capacitação uma possível “ameaça” começou a ser construída, um barracão, do outro lado da rua, quase quatro vezes maior do que o espaço que ocupava, poderia dar lugar a um novo mercado e trazer prejuízos financeiros.

“Foi aí que decidimos transformar aquela possível ameaça em nosso novo ponto comercial. Com apoio dos consultores descobrimos que precisávamos ter o nosso diferencial e implantar novos serviços, como padaria e açougue. Investir no treinamento e na qualidade dos nossos colaboradores, em uma apresentação diferente. Depois de muito refletir, definimos que teríamos um novo mercado, só que desta vez ele seria ecologicamente correto”, conta o empresário.

Enquanto as reformas necessárias não ficavam prontas, Marcelo já contabilizava um aumento nas vendas de 23% no primeiro semestre, acima do mesmo período do ano passado, resultado da qualificação prestada aos seus funcionários e das ações e ofertas promovidas aos seus clientes.

A equipe interna ganhou cinco novos funcionários, que foram treinados. Marcelo Martins investiu no projeto de design de interiores do estabelecimento, deixando alinhado ao novo conceito, criou novos setores e aumentou o mix de produtos. “Me preparei para esta mudança com muito gás e sinto que saí na frente, antes mesmo que uma grande rede pegasse este novo ponto, eu fui à frente e ainda inovei e implantei um novo conceito”

Em agosto Marcelo e Fernanda mudaram o estabelecimento comercial para o novo ponto e além dos elogios dos clientes já colecionam excelentes resultados. “Vimos nosso faturamento crescer 50% somente nos primeiros dias. Depois da consolidação no novo prédio, eu almejo abrir mais lojas em Maringá, criar a minha rede”, conta o empresário.

Avaliação

Para o diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio PR, Rodrigo Rosalem, exemplos como o do empreendedor maringaense mostram que o Top Loja tem conseguido atingir seus objetivos. “O Top Loja tem ajudado no desenvolvimento do empresário como gestor, oferecendo qualificações e informações necessárias para ele melhor gerir seu negócio. Resultando, assim, em competitividade, lucratividade, crescimento e desenvolvimento, tanto para o empreendedor quanto para a sua empresa”, afirma.

O gerente regional do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, elogia o empenho e os resultados conquistados pelo casal de empreendedores. “Eles buscaram fugir do tradicional nos grandes e nos pequenos detalhes. Desde o foco na aproximação com cliente, na busca pela qualidade até no design da nova logomarca”, destaca o gerente.

Marcelo Wolff, consultor do Sebrae/PR e gestor do Programa no noroeste do Estado, diz que diariamente o consumidor tem preferido os minimercados às grandes redes. “Muitos aspectos contribuem, como o contato pessoal com o cliente, que já foi percebido até mesmo pelas grandes redes, nacionais e internacionais, que estão investindo em formatos de mercado de vizinhança. E aí vem mais uma missão para o Top Loja, fazer com que as micro e pequenas empresas deste segmento se profissionalizem, se destaquem e busquem competir de igual para igual com este novo formato das grandes redes”, garante o consultor.

Setor de minimercados

O empreendimento de minimercados faz parte do segundo maior segmento em número de pequenos negócios do País, cerca de 416 mil estabelecimentos. Também chamado como varejo alimentar de autosserviço, os minimercados representam 6% do PIB do País e respondem por 35% das vendas do setor supermercadista.

Fonte: Sebrae/PR

Deixe um comentário