Sancionada lei que amplia prazo de parcelamento de dívidas de pequenas empresas

Para o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, a nova legislação garante o aumento da arrecadação sem que haja criação de novos impostos

Ricardo Maia discursa no Palácio do Planalto

Rodrigo Maia discursa em cerimônia no Palácio do Planalto. Beto Barata

O presidente da República, Michel Temer, sancionou nesta quinta-feira (27) a lei que altera as regras do regime especial de tributação do Simples Nacional, que amplia de 60 meses para 120 meses o prazo para micro e pequenos empresários quitarem suas dívidas (PLP 25/07).

A nova lei também institui a figura do chamado investidor-anjo, que pode aportar capital em micro e pequenas empresas com o objetivo de participar dos lucros obtidos.O presidente da Câmara Rodrigo Maia participou da cerimônia e destacou que a legislação garante o aumento da arrecadação sem que haja criação de novos impostos.

“Aqui não estamos fazendo nenhuma renúncia fiscal, porque sem a lei, sem o que existe hoje, essas empresas não existiram. Quanto mais incentivarmos o emprego, a arrecadação vai crescer sem precisar aumento de alíquota e nem criação de impostos”.

Rodrigo Maia também afirmou que muitas vezes cabe ao Legislativo buscar soluções que permitam conceder mais créditos para as pequenas e microempresas. “Um banco quer emprestar para um maior número possível de pessoas, mas muitas vezes existem entraves e esses entraves, às vezes, têm soluções legislativas e o nosso papel é pensarmos juntos, não apenas com os bancos públicos, mas também com os bancos privados, soluções para que o maior número possível de bancos e agentes financeiros possam colaborar com as micro e pequenas empresas no Brasil”, defendeu o presidente.

Na cerimônia, também foi sancionado a lei que trata do contrato de parceria entre os profissionais que exercem as atividades de cabeleireiro e o salão para o qual trabalham (PL 5230/13).

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Fonte:Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário