Jornalista proferiu palestra no Fórum IEL de Carreiras, em Salvador. Já Gil Giardelli, especialista em cultura digital, orientou que jovens acompanhem a inovação e transformações tecnológicas para terem sucesso profissional

Para Caco Barcellos, o grande diferencial para um jovem é escolher o seu próprio destino
Seja bem informado e procure saber até mais que o seu chefe ou o dono da empresa. A dica é do jornalista Caco Barcellos, criador do programa da Rede Globo Profissão Repórter. Em palestra sobre a formação crítica do jovem, durante o Fórum IEL de Carreiras, em Salvador, ele ressaltou que o grande diferencial para um jovem é escolher o seu próprio destino e fazer o que o coração pedir. “Sempre que tenho que tomar uma decisão importante, consulto os meus batimentos cardíacos”, disse.
Usando o exemplo prático de sua profissão, Caco Barcellos observou que busca em sua carreira mostrar o que de fato o Brasil é: “somos um país das diferenças, dos mais injustos do mundo”. Para exemplificar, o jornalista apontou que 100 milhões de brasileiros (metade da população do país) ganham de meio a um salário mínimo por mês. “Esse é o país dos extremos. O mercado de trabalho de vocês é esse”, destacou.
TECNOLOGIA – Palestrante desta edição do fórum, o especialista em cultura digital e inovação Gil Giardelli disse que acompanhar a transformação tecnológica que o mundo experimenta fará toda diferença para o jovem que busca ingressar e obter sucesso no mercado de trabalho. “Já temos o primeiro robô advogado. Ele faz o trabalho de 100 profissionais nos Estados Unidos”, afirmou, ao mencionar que as grandes mudanças mundiais impactam no mercado de trabalho e exigem do profissional uma constante atualização.

“Hoje, ter a inovação ao seu lado é uma grande diferença” – Gil Giardelli
De acordo com Giardelli, os robôs não farão com que profissionais humanos deixem de existir. Ele contou sua experiência própria de usar um robô para lhe auxiliar nas aulas. “Hoje, ter a inovação ao seu lado é uma grande diferença”, frisou, antes de ressaltar que ser tecnológico não significa ficar conectado o tempo todo ao smartphone. “Uma pessoa normal recebe 180 notificações por dia. Demora mais ou menos 20 segundos para retomar a atividade que estava fazendo. Imaginem o tempo que perde no dia a dia. Minha dica: experimente a desconexão.”
Para o superintendente nacional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Paulo Mól, o incentivo ao desenvolvimento de talentos é essencial para o futuro do Brasil. Segundo ele, o jovem deve estar preparado para mudanças e ser flexível para as transformações que ainovação trará ao mundo. “Um país forte depende de talentos. As pessoas têm que estar prontas para mudar e inovar”, enfatizou. “Hoje, as pessoas precisam estar preparadas para atuar em várias profissões, portanto precisam ser flexíveis e ter a curiosidade do aprendizado”, completou Mól.
FÓRUM IEL DE CARREIRAS – Realizado pelo IEL, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), esta quarta edição de 2016 do Fórum IEL de Carreiras segue até sábado (29), no Salvador Shopping. As edições anteriores foram em Curitiba, Goiânia e Vitória. O quinto e último fórum do ano está marcado para o dia 10 de novembro, em Caruaru (PE).
O Fórum é gratuito e reúne empresários, gestores de recursos humanos, profissionais em início de carreira, estudantes e sociedade em geral. Durante o evento, os participantes compartilham conhecimento em torno de uma agenda relevante para o desenvolvimento de pessoas para o mercado de trabalho e geração de oportunidades. Simultaneamente às palestras, acontecem oficinas e orientações sobre temas ligados à carreira profissional.
SAIBA MAIS – Acesse todas as fotos do Fórum no Flickr da CNI. Para mais informações desta e de outras edições do Fórum, entre no site do evento!
Por Diego Abreu, de Salvador
Fotos: Miguel Ângelo
Para a Agência CNI de Notícias