Famílias paranaenses pretendem consumir mais

Intenção de Consumo cresce 1,1% em outubro, influenciada pelo subitem Perspectiva de Consumo, que teve crescimento de 15,2% na variação mensal

comercio_1

Foto: Ascom/CNC

O indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses, elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), está apontando 88,8 pontos em outubro de 2016. O índice apresenta evolução de 1,1% com relação ao mês anterior, mas se mostra abaixo do divulgado em outubro de 2015, com queda de 5%.

Entre todos os indicadores que compõem a pesquisa (acesso ao crédito, perspectiva profissional, emprego atual, perspectiva de consumo, renda atual, nível de consumo atual e momento para compra de bens duráveis), a perspectiva de consumo foi a que mais cresceu de setembro a outubro deste ano, 15,2%. Já na comparação com outubro de 2015, o aumento foi ainda maior, de 38%.

A intenção de consumo nacional, com 73,9 pontos, permanece abaixo do indicador estadual, mas também segue a mesma tendência de elevação do estado do Paraná. O indicador nacional apresentou alta de 2,4% de setembro a outubro, e queda de 5,7% na comparação com outubro de 2015. O ideal do indicador é que ele esteja acima de 100 pontos (limitados a 200 pontos), para que a intenção de consumo seja considerada positiva.

essa

No Paraná, três indicadores não apresentaram evolução com relação ao mês anterior. A perspectiva profissional, com variação de -5,5%; o acesso ao crédito, com variação de -0,2%; e o nível de consumo atual, com a queda mais expressiva, de -5,6%.

A situação no emprego atual, índice que avalia se as famílias estão se sentindo ou não seguras no trabalho atual, vinha apresentando queda desde outubro de 2015. Em outubro de 2016 o índice ficou em 110,9 pontos, apresentando recuperação com relação ao mês anterior. Já os percentuais nacionais obtiveram alta em todos os indicadores com relação ao mês de setembro.

Na tabela a seguir, o desmembramento de todos os índices mostra o desempenho da intenção de consumo das famílias paranaenses nos meses de outubro desde 2010.

essa 2

Fonte: Fecomércio/PR

Deixe um comentário