
Foto: CNC
No dia 5 de dezembro, 51 empresas do Estado estarão receberão a concessão de uso do Selo, por apresentar padrões elevados de excelência em atendimento, produtos e serviços; empresas serão classificadas em categorias ouro, prata e bronze.
Se a qualidade é um dos fatores decisivos para o consumo, tê-la como diferencial pode ser um dos grandes trunfos para conquistar clientes e, por consequência, a estabilidade no mercado. Para estimular a busca por melhorias e competitividade das empresas de varejo, o Sebrae/PR e a Federação de Comércio de Bens e Serviços do Paraná (Fecomércio PR) se uniram para reconhecer 51 empresas de todo o Estado com o Selo Referência do Comércio.
A entrega do Selo será feita no dia 5 de dezembro, a partir das 17 horas, no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba. O objetivo da premiação é validar performances de gestão com foco em boas práticas – conquistadas por meio de um plano de ação e implantação de processos de melhorias, validadas por um diagnóstico de avaliação-, além de diferenciar as empresas que se preocupam com a qualidade de seus produtos, atendimento e serviços.
Para receber o Selo, essas empresas passaram por um processo de diagnóstico de desempenho e maturidade de gestão, participaram de programas de capacitação, orientações e acompanhamentos, para elaborar um plano de ação com sugestões de melhorias. A partir disso, elas foram avaliadas dentro dos critérios de desempenho global, que utiliza como base o Diagnóstico de Loja Sebrae (DLS), com a análise da qualidade no atendimento por meio de cliente oculto, de sua estrutura física, da capacidade produtiva e gestão empresarial.
Já a maturidade das empresas é avaliada pela metodologia do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), distribuídos em critérios como liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. De acordo com os graus de desafios enfrentados e pontuação das avaliações, essas empresas serão classificadas e receberão os Selos nas categorias Ouro, Prata e Bronze.
“Participar de programas que avaliam as atividades da empresa são práticas altamente desafiadoras e atuais. Essa participação estimula à busca da melhoria contínua em gestão empresarial e é um indicador para os clientes de que a empresa atende padrões elevados em excelência no atendimento, produtos e serviços”, destaca o coordenador estadual dos Programas de Varejo do Sebrae/PR, Osmar Dalquano.
Para Kelly Lima, gerente-geral da Loja Vivere Basic, de Irati, a passagem pelos programas de capacitação que a levaram a conquista do Selo, foi uma experiência que proporcionou, além de conhecimento, um novo olhar para o negócio. “Foi muito valioso, os clientes percebem a diferença, o clima entre os colaboradores melhora. É um processo de aperfeiçoamento contínuo, que não termina com o programa, e o Selo é apenas uma consequência de todo o trabalho que desenvolvemos”, ressalta.
A utilização do Selo Referência do Comércio terá a validade de um ano, podendo ser renovado a cada ano, a partir da comprovação e superação dos indicadores em relação ao ano anterior. “As empresas participantes podem ingressar nas categorias mais básicas, como na categoria bronze, e evoluírem num processo contínuo, para as categorias prata e ouro”, adianta Osmar.
“É o único reconhecimento neste formato no Brasil, que dá acesso às ferramentas mais inovadoras em gestão e qualidade para os empresários, além de ser uma oportunidade única para que a empresa se torne ainda mais competitiva no mercado”, afirma Paikan Salomon de Mello e Silva, assessor da presidência da Fecomércio PR.
Palestras técnicas e entrega do Selo
O evento também marca o encerramento do ano para os programas de varejo realizados entre as entidades, como o Programa Varejo Mais, Varejo Top Loja – nos segmento Minimercados e Confecção, e o Programa Franquias Paraná.
A partir das 14 horas, terá início a abertura do evento, com a participação das diretorias do Sebrae/PR e Fecomércio, e as palestras técnicas, que terão 15 minutos de duração e serão realizadas pelos especialistas em varejo que acompanharam todo o processo das empresas, em cada regional do Estado.
Às 17 horas, acontece a cerimônia de entrega do Selo Referência do Comércio para as empresas e, às 18h30, uma palestra magna com Roger Wolf Pedroso, empresário e diretor do Grupo Servopa, falando sobre o case de sucesso da Harley Davidson, exemplo de excelência em relacionamento com o cliente.
Fonte: Sebrae/PR