CNI, SESI, SENAI e IEL investem em programas que ajudam a indústria a ganhar competitividade, reduzir custos e conquistar mercados internacionais
O Brasil Mais Produtivo auxilia as empresas industriais a melhorar os processos produtivos, com implementação de ações rápidas, eficientes e de baixo custo. O programa atua também nas áreas de eficiência energética e Indústria 4.0. Mais de 3 mil empresas industriais de pequeno e médio porte serão atendidas pelo programa, com um aumento de produtividade estimado em pelo menos 20% nos processos aplicados.O programa é uma parceria entre o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), SENAI, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos(Apex). O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo MDIC e realizado pelo SENAI.
2. Micro e Pequenas Indústrias
Parceria da CNI com o Sebrae, o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) tem o objetivo de promover o aumento de competitividade das micro e pequenas indústrias. O programa desenvolve projetos de acordo com a demanda dos empresários, organizados em grupos de 25 empresas. Podem ser desenvolvidas ações de capacitação empresarial, melhoria do processo produtivo, acesso a mercados e consultorias. Na edição 2015, houve aumento de 29% na produtividade das empresas beneficiadas, em comparação com apenas 2% de aumento das demais empresas brasileiras.
Até 2019 o Procompi investirá R$ 23 milhões. Em 2016, foi lançada a 1ª chamada, que selecionou 63 projetos para apoio em 23 estados e vai beneficiar 1.574 empresas de micro e pequeno porte.
3. Crédito
O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) é um serviço de apoio às empresas industriais, criado e coordenado pela CNI e disponibilizado pelas federações estaduais de indústrias. O objetivo é orientar o empresário no processo de captação de recursos para viabilizar investimentos e a operação das empresas, inclusive com a realização de cursos nos estados. Veja a programação.
O Núcleo de Acesso ao Crédito conta atualmente com atendimento em 14 estados: AL, BA, CE, MA, MG, MT, PB, PE, PR, RN, RS, SC, SP e TO. Em 2017 a expectativa é a implantação em pelo menos mais dois estados: DF e RJ. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é a primeira instituição parceira da CNI na área de crédito. Para 2017, a expectativa é firmar mais quatro parcerias, com bancos públicos e privados.
4. Segurança e Saúde do Trabalho
O Serviço Social da Indústria (SESI) oferece diversos serviços em Segurança e Saúde para a indústria por meio dos departamentos regionais do SESI nos 27 estados e no Distrito Federal. O objetivo é diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, reduzindo os índices de absenteísmo e afastamento o trabalhador, contribuindo com a produtividade industrial.
Neste sentido, a atuação do SESI é a oferta de soluções inovadoras com foco na prevenção de riscos profissionais e promoção da saúde, em áreas como ergonomia, higiene ocupacional, prevenção da incapacidade, fatores psicossociais, construídas a partir da demanda da indústria e que apresente resultados em termos de redução de custos e melhoria e preservação da integridade física e mental do trabalhdor.
5. Educação Empresarial
O serviço de educação empresarial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) atua de forma customizada, para a melhoria das competências em gestão das empresas. Em 2016, as capacitações foram realizadas com os seguintes programas: MBA em Gestão Industrial (parceria com a Faculdade da Indústria IEL e os Núcleos Regionais do IEL); Capacitação Empresarial para Pequenos Negócios (parceria com o Sebrae) e Educação Executiva (Relações Governamentais na Estratégia Corporativa e Compliance e Eficiência Empresarial). O IEL também oferece capacitações em parceria com as melhores escolas de negócios do mundo.
6. Internacionalização
Dentre os serviços de apoio à internacionalização das empresas, oferecidos pela CNI, em conjunto com a Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), estão: assessoria e consultoria, capacitação e sensibilização empresarial, inteligência comercial, promoção de negócios, operação comercial e aduaneira, adequação de produtos para os mercados externos e atração e promoção de investimentos. Apenas no ano passado, a Rede CIN fez mais de 62 mil atendimentos a quase 6 mil clientes.
Por Sirlei Pires
Da Agência CNI de Notícias
