
Foto: ABr
Na segunda-feira, dia 21 de maio, a oferta adicional de swap cambial será de 15.000 contratos no leilão realizado das 9h30 às 9h40. A data de início dos contratos será no dia útil subsequente à realização do leilão.
O BC ressalta que os montantes das ofertas adicionais de swap poderão ser revistos e se reserva o direito de realizar atuações discricionárias, caso seja necessário.
Além do leilão adicional de swap, o Banco Central dará continuidade à rolagem integral dos contratos vincendos em 1º de junho.
A atuação do BC no mercado cambial é separada de sua política monetária.
O Banco Central reitera que eventuais impactos de choques externos sobre a política monetária são delimitados por seus efeitos secundários sobre a inflação (ou seja, pela propagação a preços da economia não diretamente afetados pelo choque). Esses efeitos tendem a ser mitigados pelo grau de ociosidade na economia e pelas expectativas e projeções de inflação ancoradas nas metas.
Não há, portanto, relação mecânica entre o cenário externo e a política monetária.
Brasília, 18 de maio de 2018
Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa