
Em 2006, Prosdócimo recebeu uma homenagem da CNI Valterci Santos/ Gazeta do Povo/ Arquivo
O empresário paranaense Sérgio Prosdócimo, de 76 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (22) em casa. Cardíaco, havia passado por procedimentos médicos para enfrentar a doença. O corpo está sendo velado no cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba, e o sepultamento marcado para as 17 horas.
A história de Prosdócimo se mistura à da indústria paranaense. O empresário comandou a Refripar (Refrigeração Paraná S/A), que chegou a dominar 20% do mercado de geladeiras e 60% do mercado de freezers no país, a partir de 1970. Fundada em 1949, a Refripar foi vendida para a sueca Electrolux em 1996.
Em 1995, antes de ser vendida, a empresa havia registrado crescimento de 30% nas vendas, com faturamento de US$ 884 milhões. Apesar da promessa de manter a marca Prosdócimo – nome fantasia dos produtos da Refripar –, a Electrolux acabou deixando de utilizá-la.
Um ano antes da entrevista, Prosdócimo havia recebido uma homenagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ele foi escolhido para receber a Ordem do Mérito Industrial, destinada a empresários que se destacaram por sua capacidade de gestão, empreendedorismo e espírito inovador.
Com informações da Gazeta do Povo
Fonte: Moroz Comunicação